3 de janeiro de 2011

Crate

Dog crates are a good thing. But, as with anything, too much of a good thing can be bad. The question is: how much is too much?
Fonte: Crating Your Dog: Is It Cruel to Confine Dogs?
(Crate de cães é uma boa coisa. Mas, como tudo na vida, coisas muito boas podem ser ruins. A questão é: quanto muito é demais?!)
Assim começa o texto com a referência acima.
Muitas vezes em fóruns da internet quando falamos sobre “o lugarzinho do cachorro” muitas pessoas falam “não gosto de prender meus cães” ou “acho cruel” ou até mesmo “não prendo meus filhos, porque irei prender meus cães?” Mas essas pessoas estão enganadas.
Mas vocês devem estar se perguntando,  finalmente, o que é o crate?? Aqui nesse site há a definição:
“Crate é um canil portável feito normalmente de plástico ou metal”

A questão que muitos não sabem é: os cães gostam e PRECISAM desse “canil portátil” ou mesmo do canil fixo. 
Eles são animais sociáveis, mas gostam de as vezes estar longe de todo mundo, estar só, sem ninguém o amolar. É como um quarto para gente, que quando estamos precisando dormir, e estar um pouco sós, vamos pra ele.
10100182 Bom, você deve se lembrar de algum lugar onde seu cachorro entrava pra dormir quando era pequeno e depois que cresceu ficou preso por não conseguir sair.
Aqui em casa, tinha uma mesinha que era super estreita em baixo e o fred adorava ficar em casa. Um dia ouvimos o choro desesperado dele e saímos correndo, estava lá, o urso amarelo preso por não conseguir sair de baixo da mesinha de tão obeso. Até hoje, (que o crate dele ainda não chegou) ele procura lugares mais apertados possíveis para dormir.
Não vou entrar na questão de quais são os crates disponíveis pois prefiro redirecionar para a seção da Camilli Chamone sobre crates  onde vocês podem ver as mil e uma formas que existem de crate.
O crate tem várias funcionalidades, entre elas, a de treino.
Como?
  • Seu cão tem problema com ansiedade de separação? Você pode treiná-lo para isso com o crate mas óbvio, com muito cuidado e de preferência com a ajuda de um profissional para não agravar o problema.
  • Se você tem mais de um cachorro e tem que fazer um verdadeiro malabarismo na hora da comida para não haver brigas, seus problemas acabaram . Você pode fazer com que seus cães comam dentro do crate evitando assim conflitos por um achar que a comida do outro é mais gostosa
  • Você tem um filhote? Quer ensiná-lo a fazer xixi e coco no lugar certo? Tem alguns treinos com o crate que você pode fazer (mas isso é assunto de outro post)
  • Seu filhote come tudo, rasga tudo inclusive rasgou aquele sapato caríssimo que você comprou porque estava sozinho? Além dos devidos redirecionamentos (como dar um brinquedo para ele morder ao invés do seu sapato caríssimo) se você não for ficar muito tempo fora, pode deixá-lo dentro do crate, evitando também com isso acidentes como ingestão de coisas que podem trazer malefícios ao seu cão.
  • Chegou aquela visita ou aquele serviço (marceneiro, pedreiro, enfermeira) que MORRE de medo de cachorro e você PRECISA que ele entre em sua casa? Prenda seu cão no crate.
Mas cuidado, crate não é prisão nem castigo e você tem a obrigação de deixar isso bem claro para o seu cão. É um lugar prazeroso, onde ele tem sossego, comida e proteção (sim cães se sentem protegidos dentro de seus crates). E não um castigo por estar latindo muito ou qualquer outro comportamento errado. Filhotes não devem ficar muito mais que 3 horas presos e adulto não mais que 8 horas, exceto pela noite quando eles dormem que devem ficar a noite toda presos. Se você fizer isso, irá acabar com o encantamento do crate e torná-lo um lugar onde o cão não gosta por não poder se exercitar, esticar as pernas, dar uns pulos atrás da mosca, etc.
 
Mas, e o tamanho? qual deve ser?  Suficiente para que o cão fique em pé e possa girar em torno de si próprio e deitar confortávelmente. Olhe bem, não precisa ser uma casa gigante pra ele, apenas aquele localzinho recluso, escuro que ele pode dormir, comer e se esconder.
200134977-001
No próximo post irei falar de formas como adaptar seu cão e fazê-lo ver o crate como uma coisa legal. Sabendo que, eu só tenho cães adultos e uma está AGORA se familiarizando com o crate (uma cocker de 6 anos que nunca aprendeu nenhum truque).

Um comentário:

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.