30 de dezembro de 2010

Comunicação canina (parte3)

 

Demarcando territorio

O conceito de demarcar território normalmente é utilizado como forma de defesa. Em matilhas de lobo, parece que há mais demarcações do que o perímetro da zona que eles realmente habitam.

Marcação de territorio é similarmente abundante nos caninos domésticos. Mas a maioria dos cães domésticos estão presos a ambientes artificiais fechados por muros e cercas e tendem a demarcar em lugares verticais, seria de esperar que a maioria da marcação fosse ao longo do ambiente. Surpreendente no entanto é que cães de livre circulação não foi encontrado esse comportamento. Os bobos donos de cães normalmente não levam ou apenas levam para perto de casa seus cães para marcarem territorio.

Cães de livre circulação não protegem ativamente a área de sua moradia de outros cães de livre circulação, nem o cheiro de sua urina parecem capaz de repelir outros cães de livre circulação, entrando livremente em áreas habitadas e marcando as vezes na frente do morador. Cães domésticos normalmente não são muito territorialistas, recebendo bem alguns visitantes até. Cães podem distinguir o cheiro de outras urinas da sua própria. Também, a resposta à repetidas exposições à urina de cães desconhecidos decrescem cada vez que são expostos mais vezes. Ao invés de demarcar territorio, os cães domésticos parecem marcar com urina os lugares desconhecidos para torná-los familiar, é como ornamentar uma nova casa com móveis e pertences seus.

Além disso, marcação urinária não é exclusiva do sexo masculino. Muitas fêmeas demarcam e ainda algumas levantam a pata para fazê-lo. No entanto, fêmeas levantam a perna de forma diferente dos cães machos levantam. Machos ficam com o corpo extendido um pouco mais para frente, levantam a perna de forma que fiquem mais altas que o quadril a fim de demarcar lugares que fiquem muito alto e de maior distância (e pior alcance). As fêmeas levantam a pata porém na posição de cócoras. Muitas vezes o seu traseiro pode mecher de forma a atingir melhor o local a ser demarcado. A urina então é como um bate-papo “oi, meu name é  bial, eu passei por aqui” “olá, meu nome é core e eu também passei por ai” “olá, meu nome é zé magrelo e eu também passei por aqui, tudo bom com vcs?!” “oi, meu nome é zé ruela e eu tenho 10 meses” “oi, meu nome é pepe e eu sou castrado”.

Ou seja, é apenas uma forma de comunicação de dizer “estive aqui”.

 

200182266-001

 

Fonte: http://dogstardaily.com/training/dog-communication

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.