29 de dezembro de 2010

Série: Don’t Shoot the dog VII

Click

Mamíferos marinhos normalmente são treinados com reforço condicionado. Essas são normalmente apitos. Quem começou com esse conceito foi uma estudante universitária nos anos de 60 chamada Keller Breland. Ela chamava de “ponte para o estímulo” pois ela marcava o comportamento exato que ela queria quando os animais estavam no meio do tanque ou no meio do ar e depois davam um peixe como pagamento.
A literatura analítica do comportamento reconheceu esse método. Mas eles tinham mais valores a serem reconhecidos. Nos anos de 1990 mais e mais animais foram sendo treinados com condicionamento operante, reforços positivos e reforço condicionado e assim o público em geral como donos de cachorro aprenderam o jeito de fazê-lo. Os donos começaram a usar aparelhinhos de plástico ou metal que fazia um click para marcar os comportamentos e instaurou-se o “clicker training”.O clicker foi utilizado por treinadores que o utilizavam como uma ponte entre o animal ganhar a comida e comer a mesma. O P.h.d Ogden Lindsley começou a chamar de “marcador de comportamento”. Isso ajudava o treinador a reforçar o exato comportamento no momento exato. Mas ele fez mais que isso. Ele coloca o poder nas mãos, patas ou barbatanas do aluno. Depois o aluno se exibia intencionalmente como quem dissesse “oh, estou fazendo o que você quer. Cadê o click?” Os treinadores chamam esse momento de quando a “luz se acende” e o treino torna-se mais interessante.
Ellen Rhese p.h.d também fala que o clicker marca o fim. Isso mostra “o trabalho está feito” Gary Wilkes fala que o clicker mostra o fim do comportamento. Isso reforça por ele próprio. Porém, isso pode ser um choque para os treinadores tradicionais: “isso não parece natural. Mostra ao aluno que ele pode largar um haltere por exemplo a qualquer momento sem cuidado nenhum, para comer um cachorro quente.”
O filósofo Gregory Bateson fala que de alguma forma o treinamento por condicionamento operante era uma forma de treinar espécies alienígenas. De fato, pode ser. O maior valor do reforço condicionado é a forma como se tem de comunicação com outras espécies.
O clicker pode ser o aparelhinho próprio ou qualquer coisa que tenha um barulhinho semelhante, como caneta, aqueles isqueiros que fazem barulho, etc.


things-iclicker
Outros animais como gatos também podem ser treinados com clicker
clickerTrainingLowFiveSonny
http://www.for-cats-only.com/cat-clicker-training-start.htm

Essa é uma tradução livre feita por mim Aline Viena de Souza e não há permissão prévia de ser reproduzida nem total nem parcialmente em outro lugar sem o contato prévio e a minha autorização.

Um comentário:

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.