30 de dezembro de 2010

Comunicação Canina (parte 1)

Para os humanos, a maior comunicação é feita através da voz ou da escrita.
103800902
Porém, para os cães há uma larga forma de comunicação como expressões faciais e corporais como: abaixar e levantar a orelha, jogar em arcos, cauda balançando, sorrisos submissos, etc.
83396316
Dois cães “conversando”
Através da voz eles podem se comunicar através de uma gama de latidos como gritos, gemidos, lamentos, gritos, grunhidos.
200169743-001
Cão vocalizando
Pela forma olfatória através do cheiro do focinho, glândulas da orelha, glândulas do rabo, secreções anais e vaginais e particularmente através do cheiro da urina e das fezes.
98968458
veja bem, esse cachorro além de tudo está inseguro com o que está acontecendo. perceba a patinha levantada, pernas abaixadas, rabo baixo, orelhas em pé como em alerta pra qualquer perigo, olhos arregalados.
Linguagem corporal
Poucos de nós conseguimos distinguir as diferentes formas de comunicação corporal dos cães, porém a maioria de nós sabe dizer se um cão é amigável ou não. O cão parece passar a mensagem com muita pouca dificuldade. É fácil sentir a “aura de confiança”, perceber quando estão relaxados e calmos e ver as posturas corporais. Tais cães transparecem bastante simpatia e alegria. Cabeça erguida, com um grande sorriso canino, marcha confiante e descontraída, garupa levantada.
95697959
Cão passeando relaxadamente ao lado de sua dona. Cauda abanando (dá pra ver pelo ângulo que está inclinada), sorriso canino, cabeça para cima, patas bem postas ao chão exceto a que está levantando para dar outro passo.
Similarmente, também podemos sentir a tensão num cão que n é amigo: cabeça abaixada, orelhas achatadas, lábios levantados, dentes mostrando, rosnando, pelos arrepiados, pernas rígidas e rabo levantado, tenso e normalmente vibrando.
200197420-001
Cão mostrando-se visivelmente desconfortado e em tom de ameaça. Tronco rígido, lábios levantados, boca a mostra. Provavelmente está sentado por alguma obrigação imposta a quem está atrás da câmera
 
Similarmente é fácil distinguir entre cães de alto nível social e os de baixo nível. Os de alto nível andam confiantes, cabeça e cauda erguidas, grandes olhos e orelhas levantadas.
3003-010543
Cão passeando ao lado de garotinho mostrando bastante confiança. Cauda erguida, andar relaxada, cabeça levantada.
Por outro lado os de baixo nível se aproximam devagar, em sinal de apaziguamento, andam como se estivesse pedindo desculpas, cabeça baixa, lábios salientes, língua em movimento de lamber, olhos piscando e estreitos, pata levantada ou rabo entre as pernas.
98358522
perceba que o mais pretinho está tentando se esquivar, com orelhas baixas, rabo baixo, olhando para baixo.
Em um caso extremo os cães podem rolar ou se urinar.
90051738
cão demonstrando submissão ao outro mostrando sua parte mais frágil que é a ventral.
É dificil viver mesmo que poucos dias com um cão sem conhecer suas mensagens corporais. A maioria dos donos sabe quando seu cão está alegre, triste, respeitoso, com medo ou agressivo.  De fato, muitos donos de cães tem sucesso ao compreender e descrever os sinais corporais do dicionario de expressões corporais canino que abrange grande parte do repertório de expressões do cão.
A expressão mais incompreendida dos cães é a vocalização.  Latidos e rosnados principalmente sempre são mostrados como ameaça, e em algumas situações realmente são. Mas em outras, não. Latido é para expressar que o cão está em conflito entre duas ações, ou para sugerir o final da ação.
Por exemplo, latido pode significar “eu quero brincar, mas não sei se posso” ou, “eu gosto de você apesar de não ter certeza” ou mesmo “venha aqui, mas mantenha a distância.”
Quando um cão tem algo decidido o que fazer, normalmente ele o faz. Não tem nem a motivação nem a inclinação de latir. Por exemplo, chega visita e seu cão não pára de latir, porém, não morde. Ele está dizendo “ei, aqui é minha casa sabia? eu quero chegar perto mas talvez você não seja confiável. Ei, vc pode entrar aqui assim? É, talvez você possa, mas não mecha em mim nem em nada aqui, ok?” e quando ele decide que a visita ou é amigável, ou é uma ameaça, ele se cala ou simplesmente resolve morder.

O rosnado normalmente é mais utilizado como ameaça. Ronar por sentir-se desconfortável é de longe a forma mais comum que os cães usam. Rosnados assim como mordidas de leve também podem ser chamados para brincadeira. Porém, isso pode ser particularmente preocupante para os donos que não sabem distinguir a diferença dos diferentes rosnados.
A Lu agora está lidando com uma cadelinha que toda vez que ela quer brincar ela rosna e fica pulando na pessoa para brincar. Acaba que com isso, as pessoas ficam com medo dela e como e o que a Lu está fazendo, ela vai falar aqui depois pra vcs.
Cães que rosnam normalmente não são delinquentes ou líderes, muito pelo contrário, eles normalmente são machos inseguro quanto à sua posição social.  Muitas vezes um cão pode rosnar incessantemente para dar ênfase em algo que não nem tão relevante assim. Muitos cães apenas latem e não mordem. Os verdadeiros cães do topo da hierarquia, muitas poucas vezes utilizam-se de qualquer tipo de rosnado ou latido. Eles normalmente são tranquilos e calmos.
Antes de ler esses textos, eu achava que o meu Fred era o topo da hierarquia aqui de casa entre os cães, mas hoje percebo que ele é um cão inseguro quanto à sua posição, porque por um lado, a catarina monta nele e ele deixa e o governa, sendo que Pepe sempre é governado por ele. Porém, Pepe governa e corrige catarina. Então, você imagina como é a salada da hierarquia aqui né? Na maioria das vezes eu não em meto e espero que eles decidam logo quem manda em quem. Quanto tempo isso irá durar, eu não sei. Contanto que eles saibam que a espécie humana é diferente onde não há líderes humanos mas sim seres que eles devem respeito, para mim está bom. Normalmente numa atmosfera de investigação,os cães dão apenas uma pista do que realmente querem. Por exemplo, quando um cão levanta o bumbum e logo depois late, persegue, morde mostra que ele está apenas querendo brincar.

Comunicação olfatória
Muitos donos percebem que seus cães urinam mais do que as necessidades fisiológicas mandam. Minha mãe por exemplo fala direto “mas aline, o fred acabou de fazer xixi, foi só a catarina fazer que ele fez em cima de novo” Ou “a catarina tem bexiga neurogênica porque toda vez que eu chego aqui e brinco com a calopsita ela faz xixi”. E Ian Dulbar explica isso a ela dizendo que os cães usam a urina por mais de uma função como pra mostrar que tá no cio, ou dizer que está livre para o acasalamento, ou até mesmo para dizer “ei, isso aqui é meu, lembra?!”.
97742451
Cão demarcando um local com a urina
(continua)

Fonte: http://dogstardaily.com/training/dog-communication

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.