23 de dezembro de 2010

Série: Don’t Shoot the dog IV

Tempo de reforçar

Como já foi dito anteriormente, o reforço é usado em conjunto com a ação com o intuito de modificá-la. O momento da chegada do reforço é a informação do que você quer exatamente do aluno. Quando alguém está tentando ensinar algo a alguém, o conteúdo informacional torna-se mais importante que o próprio reforço. Relutantes reforços é o maior problema de treinadores iniciantes.

O cachorro senta, mas o tempo que o dono demora de dizer “bom menino” ou “parabéns” o cão já se levantou de novo. Então, qual comportamento o “bom cachorro” marcou?! Levantar. Quando você percebe que você está tendo problemas no seu treino, a primeira pergunta a se fazer é se não está reforçando tarde demais.

Se você está treinando um cão ou uma pessoa, vale a pena ser filmado no meio para perceber se está reforçando tarde demais. A Lu fiúza daqui já me contou que adora filmar ela treinando seus animais porque ela consegue ver erros posturais, pequenos erros que na hora ela nem percebe que cometeu.

Nós sempre reforçamos alguém tarde demais. Reforçar alguém tardiamente pode ser bastante prejudicial.

Reforçar logo de início também é algo inefetivo. Se prometemos algo a crianças, ela talvez com o tempo comece a dizer que não consegue porque todas as vezes as suas tentativas que foram recompensadas e não os seus atos. Um cachorro receber premio toda vez que ele faz menção de começar o comportamento é o mesmo de dizê-lo “mesmo que você não faça tudo, você sempre será recompensado”

O tempo é igualmente importante quando. Quando você chuta o cavalo para andar, ou puxa sua rédea para a esquerda, a cessão desse comportamento é o mesmo que dizê-lo “ok, você fez o certo” Mas se você fica chutando o tempo todo, o seu reforço perde o efeito porque o cavalo pensa “que chato esse cara, só fica me chutando e eu já estou correndo o quanto posso”. Para ilustrar melhor, pense naquele patrão que pra ele tudo está errado? Você pode até perceber que fez alguma coisa errada, mas a sua reclamação não vai passar de burburinho aos seus ouvidos. O reforço negativo tem que parar assim que o comportamento indesejável pare, ou quando o desejável comece.

200551215-011



Esse texto é uma tradução livre feita por mim Aline Viena de Souza e não tem a autorização de ser reproduzido parcial ou inteiramente em outro lugar sem as devidas formalidades de permissão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.