4 de janeiro de 2011

Série: "Don’t Shoot the dog” (parte 8)

Sinal de continuar
O clicker não é apenas um marcador. Pode ser um sinal de que a tarefa está feita, ou de, “continue fazendo que a recompensa virá depois”.
O cuidado para que o clique não seja a única resposta que o animal receberá é muito importante. O Clicker tem que ter um significado para o animal. O animal deve saber que ouvindo aquele barulhinho é sinal que em breve virá o reforço seja em forma de comida, carinho, brinquedo ou qualquer outro reforço que você utilize e que o animal queira. A regra é, um clique, um reforço.
O animal tem que entender que aquilo não é apenas um barulhinho, é um sinal de “vai lá garoto, continua” ou “pronto, você foi perfeito, acabamos por aqui” ou simplesmente “você foi muito bom, mereceu!”. Além disso, temos que ter cuidado para não reforçar o comportamento errado no cão. O Clicker (ou apito) deve ser uma poderosa arma de condicionamento e marcador de comportamento.
 
Esta é uma tradução livre feita por mim Aline Viena. Os textos não estão escritos na íntegra porque a leitura desses textos não substitui a leitura do livro que traz diversas outras informações e pensamentos da autora.
Não é permitido a reprodução total ou parcial dessas traduções sem a minha permissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.