12 de janeiro de 2011

Série: Don’t shoot the dog (parte 12)

 

Comportamentos de longa duração

 

Em adição a variação de tempos de reforço, você também pode estabelecer tempos certos de reforçar, em que o sujeito tem que trabalhar por um certo tempo ou realizar alguns comportamentos até que receba a recompensa.

Por exemplo, se eu fizer um golfinho pular por seis vezes e só reforçar o sexto salto, logo estarei tendo uma seção de 6 saltos seguidos. O problema em fixar horários dos reforços é que quando o animal não é reforçado no início tende a diminuir o esforço.

Para golfinhos, recompensar no primeiro ou segundo pulo e depois no sexto traz melhores respostas.  Para pessoas, associar alguns prêmios ao reforço habitual (por exemplo, um chefe dar algum dinheiro extra por horas de trabalho ou por ficar mais tempo, além do salário) pode ser efetivo de modo que a quantidade e qualidade da produtividade aumentam

Usar reforços variáveis ou com tempos fixos para uma sequencia grande pode ser treinado, por exemplo, um pinto pode apertar um botão uma ou centenas de vezes por um grão de milho.

Em sequências muito longas, chega um ponto que não há reforço. Para o pintinho, esse ponto é metabólico, quando o pintinho gasta muita energia para bicar e não vem tantos grãos de milho quanto ele precisa, o “salário” torna-se muito baixo para o que ele precisa pra se manter.

Outro fenômeno que pode ocorrer quando as sequências são muito longas é um início lento.

Isso às vezes é chamado de “começo atrasado de um comportamento com longa duração” e isso é muito familiar na vida dos humanos. Escrever por exemplo, mesmo que seja apenas um bilhete, é um comportamento de longa duração. Geralmente quando se começa, é mais fácil para terminar, mas só para sentar e começar, nossa senhora! É como aquela prova que você TEM que estudar, você sabe que TEM que estudar e fica adiando, quando começa a estudar, termina rapidamente, porém, pra começar não é tão fácil.

Uma forma de superar o “início demorado” é reforçar logo no ínicio. A autora fala que em algumas vezes ela começa a treinar seus golfinhos e logo no primeiro ou segundo pulo ela já recompensa mesmo a sequência sendo de seis pulos. Isso os influencia a pular mais, e encoraja a ser cada vez melhor nos pulos.

Por exemplo, eu odeio academia, pois além de uma tarefa longa, é uma tarefa que só começo a ver resultados depois de 3 meses. Mas, se a cada no primeiro kg que eu perder, eu comer um subway (dos mais lights mas ao mesmo tempo dos que eu mais amo) eu tenho mais ânimo a perder todos os trocentos kg que eu preciso perder,ainda mais que eu já me prometi, que quando perder os trocentos kg que eu preciso, irei comer um pedaço de torta numa doceria que eu AMO aqui em Salvador.

Então, a recompensa final, é muito melhor, e vale a pena ficar naquela academia olhando pros espelhos e para os movimentos um tanto vexatórios que passamos naquele local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.