18 de janeiro de 2011

Paciência é a regra de ouro

Para tudo na nossa vida, principalmente com nossos cães.
Venhamos e convenhamos ver um filhote fazendo xixi e coco na sua casa toda não é de maneira nenhuma a forma mais feliz de viver, causa chateamento e você quer que ele aprenda logo para esse tormento parar. Então, o que as pessoas fazem?? Batem jornal quando eles fazem no lugar errado, arrastam o focinho no xixi quando vêem depois, dá uma palmada e esfrega o focinho de novo quando é no lugar certo.
Só imagino o cachorro pensando “mas o que eu fiz? um xixi e um coco causa tudo isso?!” e quantas pessoas entendem isso? Xixi é uma coisa fisiológica. Um cachorro não tem noção até ser ensinado que fazer xixi e coco naquele tapete persa é totalmente reprovável.
Com o pepe e o Fred (se bem que o fred eu nem precisei ensinar propriamente dito) Eu passava muito tempo no quintal com eles, eles brincavam e daqui a pouco: olha o xixi!
Ai era festa sem direito a fogos porque fogos são chatos. Era motivo de muito carinho, voz tatibitati, beijinho e tudo o mais.
Quando fazia xixi em casa e eu pegava no flagra eu falava “NAO” , sem tapas, sem focinho arrastado no xixi, sem jornais no chão. Quando ele parava de fazer o xixi por causa da reprimenda, levava pro lugar certo e fazia um festão de novo quando ele fazia no lugar certo.
Bom, por incrível que pareça isso fez ser mais rápido do que com a catarina que eram meus pais que educavam e metiam a pancada na cadela, focinho no chão, tudo que eu não fiz com os meus.
O que eu quero dizer com isso? Dar tranco no passeio dá resultado? Dá! Mas talvez com isso você perca uma coisa fundamental: a confiança do seu cachorro.
Sim, porque cães tímidos, medrosos não entendem que estão fazendo o errado, eles simplesmente entendem que estão levando bronca.
Já você puxar o cachorro pro lugar certo, e afrouxar o enforcador quando ele estiver no lugar certo traz muitos resultados. Não tão rápido, porém, eficazes.
Eu perdi a confiança do Pepe e pra consertar isso é muito mais difícil do que consertar qualquer puxão em coleira.
Hoje com o Fred tô pagando o pão que o diabo amassou, mas me sinto feliz, pois estou sendo paciente e estou mostrando ao meu cão que eu o amo e que só quero que algumas regras sejam bem definidas.
Por isso, eu tenho dois conselhos à quem quer cães educados:
1º eduque desde o mais tenro momento, porque depois tudo torna-se muito mais difícil devido à fixação dos costumes.
2º tenha paciência. Faça do treino uma coisa divertida pra ti e pro cão. Faça com que ele goste de estar sendo ensinado. Seja com petiscos, abraços, beijinhos, brinquedos ou qualquer outra coisa.

E ai em baixo o vídeo do meu treino com o fred pra que ele saia de maneira correta de casa.

Beijocas a todos

Imagem 011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.