5 de janeiro de 2011

Série Don’t Shoot the dog (parte 9)

Sinais aversivos condicionados

Um reforço condicionado positivo diz ao receptor “isso que você está fazendo é muito bom, continue fazendo” e um reforço condicionado negativo diz “isso que você está fazendo é bem ruim e algumas coisas ruins podem acontecer se você continuar fazendo isso.”

Estímulos aversivos condicionados são mais eficazes que ameaças. Alguns animais como os gatos são inexpressivos quanto à reprimendas como gritos e “nãos”.

 

Reprimendas é uma parte importante da existência. Usar os reforços positivos como principal técnica de ensinar o seu animal não quer dizer que você não possa falar uns bons “não” quando necessário. Muitos treinadores se utilizam disso para usar  correções demais nas situações da vida real no animal. Isso leva a dois erros, o primeiro é quando se fala em equivalência de estímulos positivos com os negativos. Isso leva à outros efeitos na aprendizagem como confundir o cão e não obter a resposta esperada; e em segundo, eles usam as reprimendas ou correções sem dar uma aviso ou estabelecer um reforço condicionado negativo.

cachorro-surdo-obediente-m

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2BD4/E35A/012B/D980/C976/3A1D/cachorro-surdo-obediente-m.jpg

O truque de fazer o “NÃO” ter efeito é torná-lo um reforço condicionado negativo. Por exemplo, toda vez que você for usar o enforcador ou qualquer outro mecanismo de punição no cachorro, poderia sempre dizer um “não” antes de puxar a guia e depois pausar e tirar a força do enforcador, dando a oportunidade ao cachorro de fazer a coisa certa. Apertar mais a guia, sem dar uma oportunidade do cachorro ver como poderia se ver livre da pressão, torna o apertão na guia apenas uma punição sem efeitos no futuro. Um terceiro erro é simplesmente trazer o cão para a posição original sem folgar a coleira, e portanto, punindo os dois comportamentos (o de puxar, e o de ficar do lado). As regras tem que ser bem claras. Puxou, o enforcador aperta, folgou e veio pro lado, o enforcador folga.

Deixar de usar condicionadores negativos faz com que o número de aversivos aumente na educação de base. Isso faz com que o processo de aprendizagem torne-se mais lento.

96418743

Treinadores convencionais normalmente demoram mais de obter respostas confiáveis ao treino do que os treinadores que usam reforços não só porque confiam na punição, como também porque usam aversivos para parar o comportamento e não usam reforços para iniciar um outro, além do que, tem de fazer diversas repetições até que o animal finalmente entenda o q ele realmente quer.

Uma nova técnica utilizada é a “isso não será reforçado” que é quando o animal se utiliza de diversos comportamentos para ver qual deles irá fazer com q consiga o que quer. O modo como se fazer isso é criando um sinal para falar “ta errado amigão, você não será recompensado por isso.”

Por exemplo, se seu cão quando você pega a guia começa a pular, latir, rosnar endoidar como o fred se você pôr a coleira e sair, está reforçando esse comportamento. Mas se você simplesmente ignorar esse comportamento e não sair com ele enquanto ele fizer isso, ele vai entender que pular, latir, endoidar, não vai fazer com que ele não saia, ele irá entender. Como fazer isso? Bom, primeiro, você pede pra ele sentar, ele não sentou? Não coloca a coleira. Agora você pediu de novo depois de algum tempo e ele sentou, essa então é a hora de pôr a coleira. Se imediatamente após você fazer isso ele saiu e fez tudo de errado, você calmamente irá tirar a coleira e ir fazer outra coisa. Tentativas repetidas até que o dog percebe “é, assim eu não consigo.” Ficou quieto?? Sai. Não ficou? Você vai fazer com que ele fique quieto tentando de novo e de novo reforçando positivamente (colocando a coleira e andando) ou negativamente (tirando a coleira quando ele não se comportar como o esperado)

Não vale desistir do passeio hein? Treinar, acima de tudo, é ter paciência.

Citação minha que não está no livro

Skinner define punição como a retirada de algo desejável. Portanto, o sinal de “errado” é inevitavelmente uma punição condicionada porque isso significa que o reforço não está disponível. Será que isso também repassa uma informação e torna-se um reforço? O sinal de “errado” tem sido bastante útil. Se o seu cão tem diversas interpretações para diferentes comportamentos você pode usar o sinal de errado como forma de dizer “guarde suas forças, não tem pra onde você ir, tente fazer algo para mudar isso”

Mas isso só funciona se o seu cão já está sendo treinado e quer procurar diversas formas de obter os reforços vindos de você. Muitas pessoas acham essa forma de ensinar complicada exatamente porque o cão é inexperiente e ainda não sabe que pode ter diferentes respostas para diferentes comportamentos. Muitas pessoas usam como o sinal de errado o colar de choque. Mande seu cachorro sentar, ele não sentou, leva choque. Se o sinal foi corretamente passado para o cachorro, ele irá entender que não sentar ou não obedecer é igual leva ele a tomar um choque. Mas, se não estiver bem estabelecido, o cachorro começará a latir, pular e ter diversos outros comportamentos para tentar conseguir o reforço ou se livrar da correção sem ao menos entender que o reforço não virá se ele não fizer o comando exato.

 

Essa é uma tradução livre minha do livro Don’t Shoot the dog de autoria de Karen Pryor que não substitui a leitura do livro onde se encontram diversas outras situações em que a autora exemplifica suas teorias.

Não é permitido a reprodução parcial ou total dessa obra sem a minha permissão prévia. Porém, pode-se linkar e divulgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.