7 de janeiro de 2011

Série: Don’t Shoot the dog (parte 10)

Esquema de reforços
Existe uma concepção equivocada que uma vez que se começa a treinar um cão com reforços positivos, você deverá manter os reforços para o resto da vida do animal, se não, o comportamento ao qual você estava treinado irá desaparecer. Isso é uma inverdade, constantes reforços são necessários apenas no momento do aprendizado. Nós damos que devemos dar, para o novato, montes de reforços.
Para manter um comportamento adquirido, não só não é necessário os reforços constantes como é vital que eles sejam disponibilizados de maneira aleatória e inesperada.
Isso é o que os psicólogos chamam de esquema de reforços variados. Variáveis momentos de reforço são mais eficientes que esperados e constantes.
Por exemplo, se toda vez que um golfinho der qualquer pulo eu der um peixe, logo sua performance irá diminuir e seus pulos serão superficiais. De outro modo, se eu der um peixe no primeiro pulo, depois no terceiro e depois aleatoriamente, o animal irá dar tudo de si para fazer um pulo perfeito e “ganhar na loteria” dos peixes.
O poder de um esqueça de reforços variáveis é o que sustenta todos os jogos de azar. Se você ganhar uma moeda toda vez que apertar a o botão, logo você irá perder o interesse. Mesmo que você esteja ganhando dinheiro, você estará ganhando de uma forma chata (Não vejo como ganhar dinheiro numa máquina de caça-níqueis possa ser chato, porém, Karen Pryor é Karen Pryor né? Risos)
Quanto mais variado for o esqueça de reforços, mais poderoso ele será em manter o comportamento.
Programas de longos reforços, trabalham contra você. Sem reforço, todo comportamento tende a morrer, porém, se você reforçar de tempos em tempos, esporadicamente.
Todos nós conhecemos alguém que fica com aquela pessoa que a maltrata o tempo todo de forma inexplicável.
Pessoas que são maltratadas e continuam com a outra, em algum momento tem um reforço (seja o encantamento pela pessoa, noites amorosas, palavras de carinho) que a faz esquecer de todos os outros momentos e querer, mesmo nos piores momentos, de piores maus tratos, querer continuar com aquela pessoa.
E, ao contrário do que se pensa, quanto mais raros forem esses momentos, mas poderoso será o reforço e o comportamento irá perdurar por mais tempo.
IMG_1138
o fato dele (Fred) quase nunca estar quieto, quando ele está é um reforço gigante para mim, e é quando eu mais “Felicio”.
Esse texto é uma tradução livre, feita por mim Aline Viena de Souza e portanto é proibida a reprodução total ou parcial sem a autorização prévia.Porém, sintam-se a vontade para indicar e comentar.

Um comentário:

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.