18 de janeiro de 2011

Série: Don’t Shoot The dog (parte 14)

 

Capitulo 2: Modelagem : Desenvolvendo super performances sem tensão ou dor

 

O que é modelar?

Reforçar um comportamento que já está acontecendo é muito bom, porém, como reforçar comportamentos que provavelmente nunca irão acontecer?

Modelar consiste em transformar uma pequena tendência na direção certa e deslocá-lo, com uma pequena etapa por vez, a um objetivo final. O jargão de laboratório é: “sucessiva aproximação”.

Modelar é possível porque seres vivos são plásticos. Qualquer que seja a criatura, ele irá fazer alguma coisa em algum momento com mais vigor que outro, em diferentes direções e assim por diante.  Não importa o quão elaborado ou difícil seja o comportamento final que você deseja, você pode sempre estabelecer séries de objetivos intermediários, encontrar um comportamento que já seja utilizado atualmente para usar como primeiro passo. Por exemplo, se quer treinar uma galinha para dançar, você pode ficar observando uma galinha e recompensar cada vez que ela for para a esquerda. Em breve o primeiro objetivo seria alcançado: a galinha iria se mover muitas vezes para a esquerda e começar a variar, as vezes um pouco e as vezes um tanto mais. Agora, eu poderia começar a selecionar a recompensa apenas para quando o movimento fosse fortemente fixado para a esquerda, para quando fizer um quarto de um circulo. Quando essas respostas predominarem, a variabilidade natural seria novamente de que ela fizesse metade de um circulo. Poderia então aumentar o critério só recompensando quando ela fizesse um semi-circulo  melhor. Quando a galinha começasse a fazer rapidamente pelo reforço, então poderia se dizer que o objetivo final foi alcançado: a galinha dançou.

Estamos todos muito acostumados a entrar em algum molde. De uma forma informal, muitos métodos de ensino são processos de modelagem. O treino de várias modalidades físicas consiste em moldar, como tênis por exemplo. Estamos praticando a modelagem quando queremos mudar um comportamento próprio nosso, como diminuindo a quantidade de cigarro, dizendo a si próprio que deveria ser menos tímido, ou controlando melhor o dinheiro.

Nosso sucesso ou fracasso na moldagem do comportamento, não depende em última instancia da nossa perícia e sim da nossa persistência. Muitos de nós não adquirem capacidade em muitas coisas, só colocamos um tempo em cima do que estamos fazendo.

Mas isso é chato. A gente não quer aprender novas habilidades o mais rápido possível? Claro que queremos, e é ai que a boa moldagem vem de dentro. Mais, nós não queremos evitar muitas repetições? De novo sim. Algumas habilidades esportivas requerem muitas repetições porque os músculos “aprendem” vagarosamente e precisamos fazer algumas repetições para tornar mas fácil. Mesmo assim, um programa bem feito de exercícios pode diminuir as repetições e aumentar a velocidade, trazendo resultados magníficos.

Eu estava conversando com a @alewalckiers e a Luciana Fiuza há um tempo atrás sobre isso. Se era possível acabar com medo, agressividade e afins. Eu disse que achava que dava para modelar, mas não terminar. Quem assiste Dexter (é assim que escreve Brasil?) sabe que a história dele é que o pai dele previu que ele tinha traços de serial killer. O que ele fez?? Moldou o menino para ser serial killer apenas de bandidos. É como uma estátua de mármore, em princípio ele é apenas uma pedra de mármore dura e de forma definida, mas conforme o artista começa a trabalhar em cima, ela torna-se uma bela ou não obra de arte com formas definidas, porém, do mesmo material.

200471097-001

arte em barro

 

 

Essa é uma tradução livre feita por mim, com enriquecimentos do texto feito por mim e portanto é terminantemente proibida a reprodução total ou parcial dos textos. Porém, linkem a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.