19 de janeiro de 2011

Série Don’t Shoot the Dog (parte 15)

 

Métodos x Princípios

 

Existem dois aspectos na modelagem do comportamento:

1. Os Métodos, ou seja, o comportamento que está sendo desenvolvido e os passos que estão sendo usados para que ele desenvolva.

74010001

2. Os princípios ou regras de como governar, quando e porque o comportamento deverá ser recompensado.

clickerTrainingLowFiveSonny

Muitos treinadores, livros e treinos estão inteiramente falando sobre os métodos. Por outro lado, existem os princípios que dizem quando e o por que de você fazer tal coisa. Por exemplo, quando você começa a premiar seu cachorro por truques, e não por nada, a regra básica é que ele obedeça o seu comando, o seu principio. E o método é como você ensinou que ele fizesse isso e como tornar o seu método mais eficiente, o que fazer quando se encontra um problema e talvez, quando parar.  Essas questões normalmente são levadas pela experiência do treinador, ou simplesmente, pela sorte. Isso faz a diferença entre um treino bom, divertido, de sucesso, para um frustrante, chato, desagradável. Isso é uma boa moldagem, não apenas um bom método e é o que faz as coisas andarem.

 

As 10 regras da moldagem

 

1. Levantar critérios suficientemente incrementados e pequenos para que o sujeito sempre tenha reais chances de ser recompensado. (Como o fica.. começar sempre de poucos segundos para que ele possa acertar cada vez mais e progressivamente)

2. Treinar um aspecto de um comportamento por vez, não tente afeiçoar dois critérios de vez (Por exemplo, ensinar de vez o senta e o fica. Primeiro o senta tem que estar bem estabelecido, para depois vir o fica)

3. Durante a moldagem, colocar o atual nível de forma variável antes de aperfeiçoar completamente.

4. Ao introduzir um novo critério, relaxar dos outros temporariamente.

5. Esteja a frente do seu aluno caso ele demonstre um progresso excelente para que você possa reforçá-lo excelentemente no próximo passo.

6. Não mude a forma de treinar no meio do treino. Você pode ter mais de uma forma de mostrar ao cão o que você quer, mas se atenha primeiro a apenas uma forma para não confundi-lo.

7. Se a forma que você está treinando não está eficiente, procure outras formas. Existem milhares de formas para se conseguir o comportamento que você quer. (Por exemplo, para o Fred, tranco não funciona, então abandonei completamente o tranco e passei a ignorá-lo completamente como forma de puni-lo)

8. Não interrompa o treino gratuitamente, sem reforçar; isso caracteriza-se como punição.

9. Se o progresso for repentinamente perdido, reveja as formas de moldagem para séries que sejam facilmente reforçadoras.

10. Pare o treino quando já estiver num nível bom, mas de preferencia, sempre interrompa quando estiver um passo a frente.

 200396756-001

Essa é uma tradução livre, feita por mim, Aline Viena de Souza com enriquecimentos próprios e portanto é terminantemente proibida a reprodução desses textos sem a minha autorização. Porém, linkem e divulguem a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.