24 de janeiro de 2011

Série Don’t Shoot the dog (parte 17)

 

2. Treinar um aspecto de um comportamento por vez; Não tente ganhar dois critérios simultaneamente

Eu não tenho duvidas que você pode treinar vários aspectos do comportamento por vez. Claro que você pode. Em qualquer tipo de aprendizado, você pode variar a forma e a velocidade do que está se aprendendo. Bons professores variam a velocidade das lições e aumentam ou diminuem a velocidade quando necessário para depois ir para outra.

Porém, enquanto você está trabalhando um comportamento, você deve trabalhar cada aspecto do comportamento por vez.

Por exemplo, meu treino do fica com o Frederico é pra ele ficar enquanto eu abro os portões. O comportamento é um: ficar. Os aspectos são: abrir o primeiro portão. Depois eu me afastar com o primeiro portão aberto. Depois eu virar as costas. Depois eu encostar no segundo portão. Depois eu abrir a fechadura do segundo portão. Depois eu abrir uma brechinha do segundo portão. Enfim, eu vou variando os aspectos para que se torne desafiador e ao mesmo tempo eu vario as recompensas. Não ficou? Nada de petisco. Ficou mais do que o esperado? Jackpot nele.

Um reforço não pode contem dois pedaços de informação, apenas quando os dois critérios estiverem bem estabelecidos é que posso passar para um próximo.

Essa regra número dois tem muitas aplicações na prática. Se a tarefa puder ser dividida, isso fará o resultado final ser alcançado muito mais rapidamente. Por exemplo, eu estou aprendendo a nadar. Por mais que vocês achem que é fácil nadar da forma correta, não é. Há a respiração controlada, a hora certa de pegar ar e a hora certa de soltar, associada com braçadas harmônicas e batidas de pés acompanhando. Ufa! Então, como eu não sei quase nada comecei do mais importante: a respiração.
Toda vez que entro no mar, fico pelo menos 5 minutos: segura o ar, vai pra de baixo da água e solta. E faço isso até me sentir preparada. Claro que ainda tá meio desengonçado e causa algumas gargalhadas pro meu namorado, mas com certeza, meu aprendizado está sendo mais rápido do que se eu tentasse fazer tudo de vez.

Frequentemente, se perceber que algo não está saindo como devido mesmo praticando frequentemente, é porque está se usando dois ou mais critérios de vez para um aprendizado que não foi tão fixado na base.  Prática não é formação. Repetições por ela própria pode enraizar erros tão facilmente como pode enraizar melhorias no comportamento. Uma coisa que você deve se perguntar: esse comportamento tem mais que um atributo? Há alguma forma de “quebrar” esse comportamento em pedaços e treinar cada parte por vez? Quando você é capaz de responder essas questões, o comportamento irá melhorar por ele próprio.

Esse vídeo abaixo para mim, exemplifica esse trecho do livro.

 

Esse texto é uma tradução livre do livro Don’t Shoot the Dog de Karen Pryor e não tem a autorização de ser reproduzido total ou parcialmente sem o aviso prévio. Porém, linkem a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.