21 de janeiro de 2011

Criação de gatos indoor

Ainda é um assunto polêmico a criação de gatos indoor. Afinal de contas, eles são livres e devem ser assim. Será?

Se formos olhar por esse lado, nossos cães também deveriam ser “livres”. Eles só não saem como os gatos porque não tem as mesmas habilidades que um gato tem de pular um muro por exemplo, muitos não passam pelas frestas que gatos passam, e na minha opinião pelo menos, por que eles não tem um instinto de caça tão forte.

Ai vem a pergunta: o que mais vale, viver 12 a 16 anos preso ou viver 8 anos livre?!

E será que essa é a única pergunta a se fazer?

Por que não nos perguntamos: e o que eu faria para meu gato gostar de estar em casa? Por que cães tem brinquedos, alguns tem casinha, caminha, brincadeiras diversas e gatos não? Quantos que pensam que seus gatos devem ser livres pensam nisso?

E o enriquecimento ambiental então? Jamais.

Gatos podem sim (e devem) viver indoor. Simplesmente porque a rua não é lugar de nenhum animal desacompanhado.

E quais motivos de não deixar meu gato ser livre?

1. Gatos são presas fáceis de cães, se eles são criados com outros cães desde pequenos então, perdem o seu “molejo” quando vêem um cão não tão amigável como aquele “amicão” que está em casa e mesmo que não sejam criados um cachorro mais esperto faz estrago em pouco tempo com ele.

2. Ser humano é bicho do cão. E muitos, muitos mesmo não gostam de gatos. Você gostaria que seu gato fosse chutado? Então saiba que isso é o mínimo pelo qual ele pode passar na rua. Há crianças perversas que colocam bombas no gato, brincam de tiro ao alvo, pegam pelo rabo e comparam quem consegue jogar mais longe. Agora, que liberdade cara não? Pior pessoas adultas que por raiva jogam tijolos, atropelam de propósito, e fazem as mesmas coisas só que com mais força que as crianças perversas.

3. Carros são um perigo para todos os animais, ainda mais para gatos que normalmente não são vistos pelos motoristas alucinados devido ao seu tamanho.

4. Se você mora em um lugar arborizado, que não passa carros e as crianças que tem ao redor são amigáveis (e os adultos também) você só esqueceu da sua responsabilidade ecológica: gatos por seu comportamento predador acabam com a fauna nativa. Eles comem pequenos roedores, filhotes de aves em ninhos, aves desavisadas que pousam calmamente em suas árvores e não percebem de onde está vindo o perigo, fora outros diversos que não me vem na cabeça. Ah! Não se esqueça que locais arborizados (florestas?) também tem cobras e outros animais que podem fazer muito mal ao seu gato e levá-lo a óbito.

5. Gatos brigam entre si por território. Numa dessas brigas, seu gato pode pegar esporotricose (que é assunto para um outro post) e consiste de uma zoonose. Ou seja, pode passar pra ti e pros teus familiares.

6. Andando na rua, seus gatos podem pegar as malditas pulgas mesmo que esteja com a pipeta anti-parasiticida em dia porque quando a infestação é grande (e na rua é) seu gato simplesmente não tem defesas suficientes para tal.

7. Se ele não for castrado, ele irá cruzar, fazer filhotes e se for fêmea você terá que lidar com uma ninhada dentro de casa, e você é o único responsável por isso, e será o único responsável pelo futuro dos filhotes.

8. Há o risco de envenenamento. Pessoas colocam veneno nos lixos para espantar ratos, mas esses mesmos venenos podem matar o seu bichano.

9. Se seu gato não for vacinado ele pode pegar doenças que certamente o levarão a morte.

10. Numa dessas fugidinhas (passeios?) seu gato pode ir e nunca mais voltar e você não saberá quais das  opções anteriores aconteceu ou milhares de outras que trazem  perigo. Portanto, cuide bem do seu gato e faça um enriquecimento ambiental (que é assunto pra outro post também) para que ele se sinta bem dentro de casa e esteja protegido.

 

85968082

www.gettyimages.com

Recomendo ler o post, comentários, e assistir ao vídeo do post no blog Mãe de Cachorro sobre a criação de gatos indoor.

2 comentários:

  1. obrigada por indicar meu video :)

    e por ser mais uma em nossa luta para educar as pessoas quanto a criação responsável e indoor :)

    se você tiver um tempinho, olhe meus outros vídeos sobre meus resgatos que divulgam posse responsável :)

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Cara,
    Sabe tenho problemas com locais fechados, e por isso acho complicado ter gatos.

    Concordo que gatos devam ficar só dentro de casa, porém não estou disposta a ficar presa com ele.

    Cuido de dois gatos de rua.. castrei e dou ração todos os dias para eles...MAS não posso ficar com eles.
    Primeiro pq são bravos, segundo pq a Mel ODEIA gato.

    O que aconteceu??? tem uma semana que frajola, a femea preto e pranco, não aparece.

    Espero que ela esteja apenas passeando por outros lugares.

    Estou triste por ela não voltar... eu estava quase tocando nela...

    Tenho esperança.. vamos ver...

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.