21 de janeiro de 2011

Série: Don’t Shoot the Dog (parte 16)

 

Discursão quanto às regras da boa modelagem

 

 1. Levantar critérios suficientemente incrementados e pequenos para que o sujeito sempre tenha reais chances de ser recompensado. (Como o fica.. começar sempre de poucos segundos para que ele possa acertar cada vez mais e progressivamente)

 

Na prática, isso quer dizer que você só deverá ficar mais exigente com o animal quando ele já for capaz de responder a essas exigências.

Quanto mais rápido você levantar as exigências, verá que a capacidade do cão não nem agora nem no futuro de levantar tão rapidamente. A velocidade em que você pode aumentar as exigências, é a mesma da qual sua capacidade de comunicar as regras do treino estão fixadas.

Cada vez que você aumenta as exigências, você muda as regras. O sujeito tem que saber que as regras podem mudar, mas mesmo assim eles podem continuar recebendo reforço caso se empenhem mais na tarefa. Isso pode ser aprendido apenas com um novo reforço a cada nova etapa que seguir.

Se você aumentar as exigências de uma maneira que o animal tenha que exercer uma tarefa muito além do que qualquer coisa que ele já tenha feito por você antes, você corre um grande risco. O comportamento pode simplesmente brecar. A melhor forma de se moldar um comportamento (talvez a única) é você aumentar as exigências de uma forma que o animal seja capaz de continuar o comportamento que já estava fazendo e apenas o aperfeiçoar, ou subir apenas um nível. Por exemplo, você não sai de uma faixa branca, para uma preta. Há intervalos entre as duas que devem ser respeitadas e fazem com que a preta seja o grau máximo de reconhecimento em uma arte marcial.

Um constante progresso, pouquinho a pouquinho fará você chegar mais rápido à seu objetivo final do que tentar dar um passo maior que a perna e correr o risco de perder toda a boa performance conseguida até então.

 

Essa é uma tradução livre, feita por mim, Aline Viena de Souza com enriquecimentos próprios e portanto é terminantemente proibida a reprodução desses textos sem a minha autorização. Porém, linkem e divulguem a vontade.

Um comentário:

  1. Estou gostando muito dessa série! Está me ajudando na leitura do livro em ingles. Não deixe de fazer!

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.