26 de dezembro de 2010

Série Don’t Shoot the Dog VI

Reforço condicionado

O que acontece especialmente quando treinamos usando petiscos como reforço é que não conseguimos “parabenizar” no momento da performance que você encorajou a acontecer acontece.Quando se treina golfinhos para pular por exemplo, não consegue-se reforçar no momento que ele está no ar. Se a cada pulo que o animal der, um peixe for jogado, uma hora ou outra ele vai associar o pulo à comida e irá pular mais vezes. No entanto, ele não tem como saber qual foi a forma que eu mais gostei do pulo. Com isso, leva-se a muitas repetições até que o animal aprenda qual é a forma exata que eu quero que ele se comporte. Para fugir desse problema, nós usamos reforço condicionado.

 

Um reforço condicionado é inicialmente sem sentido ( um som, uma luz, um movimento) que é apresentado durante ou antes de se dar o petisco.

Para golfinhos, treinadores usam um apito que a policia usa que o animal pode ouvir de longe e em baixo da água, além do que, deixa as duas mãos livres para os sinais manuais e dar o peixe. Para os outros animais, usa-se muito o clicker que é um barulhinho semelhante ao de um mouse ou uma palavra reservada para propor um reforço condicionado como “bom garoto” “boa menina” ou “muito bem”.

 

97578548

Reforços condicionados são abundantes em nossas vidas.

A formação prática em treinamento animal com reforços positivos deve sempre começar com reforços condicionados. Antes de começar qualquer treino e do animal saber qualquer coisa em especial, deve-se apresentar o condicionador de reforço. Antes mesmo da comida, carinho, elogio ou qualquer outra coisa. Quando animal já começa a reconhecer o sinal de “bom menino” você já pode começar a entrar com um reforço verdadeiro. Quando você estabelece o condicionador de reforço você tem como falar ao animal exatamente o que você quer do seu comportamento.

O condicionador de reforço é extremamente poderoso. Associar condicionador de reforços com vários outros reforços primários torna-o incrivelmente poderoso. O sujeito pode não estar querendo no momento comida ou carinho, mas ao ouvir o condicionador irá logo associar a algo útil e prazeroso. Uma vez estabelecido o condicionador, você tem que tomar muito cuidado para não jogá-lo simplesmente de lado ou dá-lo sem necessidade e fazer o seu poder se esvair. A autora fala sobre crianças que vão montar em seus pôneis. Ela não tem regras, apenas uma única de não dizer “bom pônei” para os pôneis sem eles terem feito nada pois esse é um reforço guardado para quando ele fizer algo real que merecer o “good pônei”.

Elogios sem sentido ou falsos fazem com que quando o animal ouvir de numa situação real não tenha tanto sentido.

Gente, eu vejo pelas estatísticas que as visitas estão boas, mas por que vocês não comentam?? Não é um falso elogio não, ta? Toda vez que eu vejo um comentário que seja tenho vontade de fazer a próxima tradução mais rápido para que vocês gostem cada vez mais. Então, nãoo faz isso com a tia Aline não, faz um comentáriozinho, ta? Hahaha

Beijos e feliz natal.

83146264

 

 

Essa é uma tradução feita por mim, Aline Viena de Souza e não tem permissão prévia para ser reproduzida em nenhum outro lugar. Se houver interesse, entre em contato conosco.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acabei de conhecer o blog e estou adorando!!! :) Estou para adquirir 2 filhotinhos, estou super animada e pesquisando bastante sobre treinamento e cuidados com meus bichinhos. Tenho certeza que as informações daqui irão me ajudar muito
    Beijos e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniela, tudo bom?
    Então, que bom que você está pesquisando antes de ter seu nenem peludo.

    recomendo a leitura do blog de uma amigona, a Fulvia, que está traduzindo os livros: antes de ter o seu filhote e depois de ter o seu filhote.

    http://cantodosbichos.blogspot.com/search/label/antes%20filhotes

    http://cantodosbichos.blogspot.com/search/label/depois%20filhotes

    espero que tudo dê certo para você.
    beijos e vem contar quando o bebe chegar tá?

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.