19 de abril de 2012

Meu cãozinho está doente!!! E agora?? Dicas jááááá!!!!

   Então pessoal, eu estou fazendo esse post para falar de um assunto que, infelizmente, eu conheço bem: o desespero que é ter um cão doente em casa e se sentir perdida, sem saber o que fazer. Além das minhas experiências pessoais, tem vindo muitos amigos me pedir conselhos sobre como proceder nessas horas, e achei que valia a pena postar sobre isso. Então vamos lá:

     Estejam atentos!!! Tem sintomas que realmente passam despercebidos, mas tem outros que não se pode nem deve ignorar!!! Uma ferida que coça muito e não sara, vômitos repetitivos, um cão que era muito alegre ficar quietinho, um que era calmo ficar agitado ou agressivo, ganidos inexplicáveis, mancar, deixar de comer, ganhar ou perder peso rápido...... enfim! Na dúvida se poderia ser algo sério, trate como se fosse.

Veterinário de confiança

    Todo mundo que tem pets, sejam ou não cães, quaisquer pets, tem que conhecer um bom veterinário que possa atender emergências. Eu já tive que ligar meia noite, uma hora da manhã para veterinário porque a xena, que é diabética, estava com mais de 600 mg/dl de glicose (e o normal é 100). Se eu ficasse com vergonha e não tomasse medidas, ela poderia não passar daquela noite! Isso e um domingo a tarde que entramos de sola no veterinário com ela com feridas graves nas tetinhas.... sinceramente? Cachorro não tem hora para ficar doente e, se você não quer surtar, saiba muito bem para quem ligar e para onde ir. Inclusive se você não estiver em casa ou estiver longe, que qualquer um posso ligar e, o veterinário já sabendo tudo, possa ajudar.

Confiar não quer dizer ser cego!

   Claro, é extremamente importante confiar no trabalho do seu veterinário e poder contar com ele em todos os momentos. Super. Mas veterinário também tem limitações. Não é porque ele é formado e tem boa vontade com você que ele sabe TUDO sobre o seu animalzinho que você cuida todo dia. Tem casos que você vai ter que pedir uma segunda, terceira ou quarta opinião, e isso não tem nada demais. Melhor prevenir que remediar! As vezes uma pessoa de fora que não conhece tão bem o caso do seu pet saca alguma coisa que o veterinário que o conhece desde pequeno e provavelmente gosta dele, não viu! Normal! Saudável até buscar outras opiniões! O que não quer dizer que você vai falar mal de um veterinário para outro, né, gente? Ética sempre!

Quando buscar outras opiniões?
 
    Basicamente em duas opções: casos graves e por omissão. Acontece MUITO veterinário ter outras prioridades, estar ocupado ou se desinteressar pelo seu caso. Aí eles ficam omissos, somem, dão desculpas, te botam esperando horas, não explicam bem qual o doença e o que vai acontecer com seu pet.... enfim! Aconteceu comigo, acontece com todo mundo: se sentir negligenciado pelo veterinário. Nessa hora você lembra que ele é um profissional e você precisa de ajuda, busca outro profissional e consegue a sua ajuda! Depois você pensa se vale ou não a pena voltar ao antigo e ficar com o novo!

    Vou citar 2 casos de omissão: minha amiga está com um cão que sentia dores, o veterinário pediu uma bateria de exames, o resultado foi pedra nos rins e na bexiga. Ele afirmou que faria uma visita (é desses veterinários que vão em casa, uma boa opção para cães sensíveis, mas costuma ser mais caro) no sábado pela manhã. Sábado a tardinha minha amiga me liga e pergunta o que fazer, ele não apareceu! Eu disse e repito: procura outro veterinário! Leva os exames, explica e pergunta o que fazer! Se o cãozinho passar mal no sábado a noite ou no domingo vai ser beeeem mais difícil conseguir ajuda! Então vai agora!

    O outro caso, foi comigo: a xena tem 13 anos, está diabética e cega, já esteve muito anêmica, já esteve mal, mas sempre se recupera. Todo mês, as vezes até com mais frequência eu ia no veterinário e pagava uma BABA na consulta. E toda vez que pisava lá ele falava a mesma “piadinha”: “nossa! Ela ainda tá viva???” POUCHA!!! Não era para estar???? Eu me esforçando pacas, a família toda, a cadela guerreirona e ele, que devia ser o mais entendido da saúde dela, se surpreendendo dela estar viva??? Devia se surpreender dela não estar galopando e roubando comida por ae – como está hoje que mudei de vet.

    Em casos graves também vale segunda opinião, de especialista. Diabetes? Endócrino! Cegueira? Oftalmologista! Dermatite, sarna ou qualquer doença de pele grave? Dermatologista! Pedra no rim? Urologista! E assim vai... existem quase todos os tipos de especialização e eles costumam ser grandes especialistas interessados e sinceros. Eles sabem o que pode ser feito. O oftalmologista da xena foi incomparável! Não é todo lugar que tem especialistas disponíveis assim, mas se for o caso, até viaje com o cão, se ele tiver condições! Vale a pena!


Informe-se MUITO e siga seu coração

    Assim que você tiver o diagnóstico, pesquise em sites confiáveis sobre o assunto, pergunte a amigos que conheçam sobre, pergunte em fóruns sobre o tratamento e o prognóstico... tente coletar as informações necessárias. Isso te fará pensar se foi o melhor tratamento ou se vale buscar uma outra opinião. Eu passei 2 anos fazendo um tratamento inadequado para a diabetes de xena e, só depois que ela piorou muito, tive coragem de mudar o veterinário e o tratamento e ela está absurdamente melhor! Não espere tanto para estudar o caso do seu cão a fundo! Também é comum casos como o do cão de uma outra amiga que tinha algum tipo de coceira que chegava ao ponto de ferir a pele! Tudo que é veterinário que ela foi disse ser alergia, entupiram o cão de remédios. Mas NENHUM fez um raspado da área ou qualquer exame que fosse para diagnosticar. Na última veterinária que ela foi, o raspado foi feito e descobriu-se que era micose, por isso os remédios para alergia em nada ajudavam! E o pior: exames de sangue indicaram comprometimento no fígado. Tudo isso porque não fizeram o exame antes!

  Exija sempre o exame... quando a xena ficou cega o veterinário disse que era glaucoma e me indicou o oftalmologista, o oftamo disse q era catarata que cresceu rápido e ela devia estar com diabetes. Quando fui pedir o exame de sangue ele disse que era desnecessário!!! Que ela não podia ser diabética! Cara... como eu insisti por esse exame! Fui bem chata mesmo! E ela era bastante diabética, como já disse....

  Nisso de ser chato, seja, muito, perca a linha, sem vergonha. Eu insisti trezentas vezes com o veterinário para fazer exame de doença do carrapato no meu filhote, o Loki, que tinha chegado em casa do canil com um carrapatinho na orelha. Ele novamente disse que não tinha sintomas, eu insisti, ele esqueceu, eu insisti mais ainda e........... erlichiose!!! Claro que eu preferia que eles não estivessem doentes! Mas antes saber e cuidar que confiar que não tem nada e pagar (literalmente) pra ver.

   É bem mais barato e com menos sofrimento cuidar de uma doença no começo!!!

  Fora isso, escute seu coração. Se você achar que seu bichinho não tá bem, que tá com dor, que piorou, faça o que tiver que ser feito! Exija novos exames, procure especialistas, ligue de madrugada para o veterinário. Você conhece o seu pet, você ama ele e olha para ele todos os dias! Seu coração sabe muito bem perceber se ele está ou não bem!

Querendo dicas, ajuda ou referencias, só comentar aqui embaixo ou add no twitter ou face! Quando a gente forma uma rede de pessoas com objetivos em comum, todos nos ajudamos!

6 comentários:

  1. Está complicado hoje em dia a parte de saúde, seja animal ou humana. É lamentável, infelizmente fui em vários veterinários, vários mesmo. Até em uma dermatologista o levei. Só espero que o exame de ultrasson que ele vai fazer, venha com o diagnóstico de que não será nada grave no fígado dele. Realmente temos que ser chatas mesmo, persistentes, pq a perda será somente nossa. A responsabilidade de vida, saúde e bem estar do animal é somente nossa, e se houver a perda a dor tb será somente nossa. Então faça como a Lú disse, seja chata(o), e perca a linha literalmente, pq eu farei exatamente isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, Re! a gente sofre mais e assume responsabilidades que não precisariam ser nossas. claro que devemos estar sempre críticos a todas as opiniões, mas o ideal seria ter sempre a certeza da dedicação integral dos profissionais de saúde. assim como os médicos humanos, alguns vets se preocupam mais com a quantidade de clientes atendidos por dia do que em realmente conhecer e se dedicar caso a caso, perguntar tudo, fazer os exames. a Ilka, minha PA, já foi ao veterinário que disse: "esse machucado tá com cara de... micose!" como assim cara de??? faz o exame, , consiga provas empíricas q isso é micose e qual o melhor tratamento para ESSA micose, me diga qual a profilaxia (como evitar)para ela não ficar doente de novo! no mínimo! Bons Veterinários com V maiúsculo ADORAM um dono dedicado, apaixonado por seu cão que quer o melhor para eles. eles tratam do animal como um todo e respondem todas as questões, atendem o telefone e tem prazer na profissão! vamos valorizar esses profissionais e deixar os "estrelinhas" q mal olham na nossa cara e na do bicho para lá!

      Excluir
  2. Eu fui a 1ª consulta com a Dra Amélia, mas já gostei dela, quando ela disse que queria ver o bb pela micose daqui a 20 dias, e como ela tem muitos caminhos com a ONG, ela disse para mim o seguinte: Ligue aqui e diga que quer falar comigo, se perguntarem seja chata, diga que é somente comigo, eu quero ver como ele está. Essas foram as palavras dela. E assim serei, vou deixar a educação delado sabe, pq as vezes interpretam ser educada, como ser boba. Aqui onde moro existe milhares de estrelas, que fazem exatamente o que vc disse. Fui em uma que sinceramente paguei a consulta dela e nunca mais voltei. Primeiro que ela nem examinou meu bb, teve medo de chegar perto pode isso? São muitos os vet que acham que vão ficar ricos na profissão. E esto pedindo a Deus que me livre desses. O que mais me dói, é ver que não fui negligente com a saúde dele, eu realmente tentei vários, não perguntei valor, e isso aconteceu. Quanto a responsabilidade, isso é outro problema, pq quando ele pegou a sarna,(que foi num banho na vet), pq ele nem saía para a rua, eu levava ele no colo, pq ele não era totalmente vacinado(ainda bb), ela não assumiu a reponsabilidade não viu! Só que para todos que eu posso eu digo "não vai nela não", conto o caso e pronto. Sou tb o CARTÃO DE VISITA dos vet concorda? A maior em publicidade...rsrs...Tenho certeza que ela já perdeu vários pacientes. Pq ela nem olha mais na minha cara, e eu tô nem aí pra ela. É difícil no meu caso que sou marinheira de primeira viajem. Mas se posso me interferir com probelma de outra pessoa, para não passar pelo que passei, eu faço. Do mais, agora é fazer o melhor para recuperar meu bb, é só isso que quero. E pode ter certeza, que daqui pra frente, escreveu...não leu...o pau comeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro!!! essa é a idéia de formar uma rede de amigos conhecidos: ajudar a informar e valorizar os bons profissionais! qdo a gente precisa de indicação, a melhor delas sempre vem de amigos e não de propaganda pura e simples!

      Excluir
  3. minha cachorrinha não esta comendo e era agitada e agora esta muito quieta oq eu faço

    ResponderExcluir
  4. O procedimento mais correto é levar ele ao veterinário para ter uma melhor avaliação dele

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.