24 de abril de 2012

Conflitos: Líder inato

oi pessoal! Nano post só para falar algo muito importante, complementando o post anterior, é muito comum as pessoas caírem para o lado de lá quando falamos em liderança.

 Tratar a liderança como se fosse algo místico, especial, supra-sumo, acima de tudo, um talento nascido com a pessoa, um tipo de dom divino. E esse nunca foi o caso, apesar de ter quem interprete assim!

Quando eu falei de mostrar ao seu cão que ele pode e deve confiar em você, que tudo ia acabar bem, é sabendo que nem sempre as coisas acabam bem e independem da gente!!! Um líder deve demonstrar confiança, tranquilidade (assertividade? hehehe). É algo a ser trabalhado e não um poder xamanico surgido com o nascimento. É a habilidade de tirar o melhor do que é possível naquele momento!

Por exemplo, quando a minha cadelinha, a xena, ficou cega, eu fiquei muito triste e, ao vê-la desesperada e nervosa, botei ela no colo, abracei forte e prometi resolver aquilo, que logo logo ela estaria normal. Infelizmente não foi possível, a cegueira dela foi irreversível. E não houve nada que eu pudesse fazer! Foi uma das constatações mais tristes da minha vida. Sofri muito.

  E isso quer dizer o que? Final triste? Claro que não! Eu não posso fazer ela voltar a enxergar mas posso fazer ela ser capaz de fazer tudo que fazia antes e ser ainda mais feliz!

 Ensinei ela a subir escadas:

a brincar:


e a passear junto aos outros cães:




  Não é o final que eu queria para ela, mas é o melhor que pudemos alcançar juntas e isso que seu cão espera do líder que ele vai seguir e ajudar ele a superar os medos e desafios: alguém capaz de amá-lo sempre, muito, incondicionalmente e que sempre arrumará um jeito de deixá-lo mais feliz. Galera, não se cobre tanto! Nós temos pets! Eles estão ali como momento de tranquilidade, alegria, paz, contato com a Natureza. Aproveitem! Sem neuroses!!! A gente dá comandos e ri quando eles burlam! normal.... relaxem! Tu corrige, explica melhor e vida q segue! Em breve um post sobre como as nossas expectativas em excesso podem gerar conflitos com nossos pets!

Um comentário:

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.