23 de abril de 2012

Conflito: liderar X trollar seu pet


eu te amo incondicionalmente!!!
Tem menina super poderosa por aí que lê ou vê na TV e na net que deve liderar seu animalzinho, especialmente cães. E interpreta que isso é o mesmo que pisar na cabeça dele com salto fino quinze e bico fino, fazer todas as suas próprias vontades e descontar qualquer tipo de dia ruim ou frustração no pet. Nega, deixa o bicho! Coma chocolate!

  O mesmo para os meninos-ogros que só porque estão na moda acham que tem que dominar os bichinhos no mais puro estilo uga-buga, batendo no peito, gritando coisas sem sentido e querendo que todas as coisas do universo aconteçam do modo que ele estipulou mesmo que não façam o mínimo sentido para o animalzinho! Meninos, deixem o bicho, chamem as meninas do parágrafo anterior para um hagendasz de chocolate belga no shops e teremos pets mais felizes no mundo!

  Brincadeiras a parte, falando sério agora, um dos maiores motivos de conflito é dizer que se abrir mão da sua vontade, ou do que você estipulou como meta é abrir mão da sua liderança. ÓBVIO QUE NÃO. E para isso há de ser saber bem o que é liderar.

  A justificativa sobre liderança é dar segurança e uma referencia mais natural para seu pet, certo? Especialmente se tratando de cães e cavalos isso é muito falado, eles precisam de um pulso firme que diga os limites como teriam no ambiente natural por serem seres sociáveis etc etc. ok. Já viu um lobo alfa comandando senta? Fica? Dá a pata? Fica quieto enquanto o veterinário tira seu sangue??? Eu nunca vi!
o almoço está ali! sigam-me!
  O que um líder natural faz, até entre humanos, é fazer o que é melhor, que garante a sobrevivência, e o grupo vai atrás. Sabe por quê? Não é porque ele faz chantagem com petiscos, nem porque ele bate nos outros até que o reconheçam como líder. Ele é seguido porque quem o segue consegue a melhor caça, o melhor abrigo e, estando naquele grupo, é melhor protegido dos predadores.  Comer petiscos, ganhar cafuné e merecer elogios é consequência de seguir e cumprir as expectativas do líder, como eu disse que explicaria aqui.

  Em outras palavras, quer ser um líder? Mostre ao seu pet que: quem fecha comigo se dá bem SEMPRE! Mesmo que demore um pouco ou a coisa possa complicar na meiuca, fecha comigo e tu vai ter casa, comida, roupa lavada e um cafuné atrás da orelha no final do dia.
fala o que tu quer que nóis quebra teu galho, humaninha!
  Se tu conseguir deixar claro para o seu pet que a sua presença resolve todos os problemas e é a fonte de tudo de bom que há nesse mundo, TUDO, aí você vai ser seguido naturalmente, vai ser um líder de verdade e não vai ter porque se apoquentar com pouco. É o primeiro passo para seu pet entender que, mesmo que seja obrigado a passar por alguma situação que não queira, vale a pena porque você está lá e a sua presença garante a ele que tudo acabará bem. Modéstia parte eu consegui isso aqui, e é porque todos os perrengues que meu cão passou comigo acabaram bem que, cada vez mais, ele confia em mim e me segue.

  E sempre é bom relembrar: lidar com pets exige MUITA inteligência e reflexão, não é para qualquer um e não pode ser feito de qualquer jeito. É como uma dança a dois, as vezes você deve recuar, outras se colocar mais incisivamente. Mas sempre buscando a harmonia e a comunicação nos movimentos, suaves para parecer sem intenção e, ao mesmo tempo, firmes para estabelecer bem as mensagens e passos. Não há vencedor nem vencido, apenas a coerência de uma tranquila e divertida dança bonita de se ver. Ter um pet deve ser antes de tudo um prazer e um prestar de contas ao nosso lado altruísta de ser feliz ao ver um outro ser vivo saudável, feliz e grato por dividir sua vida conosco!

  Problemas ou soluções em liderar seus pets??? Comentem!

ps: todas as fotos são minhas mesmo: Luciana Fiuza, direitos reservados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.