6 de junho de 2010

Semana das raças

Essa semana eu vou postar algumas entrevistas que fiz com algumas pessoas que sacam muito de determinadas raças.
Isso ajuda a quem está procurando um novo pet.. se vcs tiverem alguma sugestão de raça.. manda por comentário que eu corro atrás, ok?

Vou começar com chave de ouro.. com a minha querida Alessandra Walckiers. Uma advogada que sempre teve boxers por toda a vida e agora divide seu apt. com Hidalgo, um boxer um tanto quanto delicioso. A sua paixão é tão grande que ontem quando a fui te convidar o nosso diálogo foi o seguinte:

-Ale.. quero te convidar pra fazer uma entrevista, você aceita?
- A troco de que?
- A troco do que você mais ama em toda a sua vida.. adivinha o que é..
- BOXER né sua dãã!
rs
O amor dela é tanto que me convenceu defiinitivamente em ter um boxer. Quero muito ter o meu, mas ainda não é a hora!!! Quando for, vou sequestrar ela e deixar ela escolher o melhor filhote para mim.
Ela é uma querida e não tem apenas por achar bonito..saca muito!! Bota muito criador no pé.. ou se iguala à eles na sua sabedoria sobre a raça.
Entãoo.. vou deixar vocês lerem a entrevista:


Como começou sua paixão pelos boxers?
Alessandra Walckier: Começou qdo eu tinha uns 6 anos, mas minha mãe diz que foi antes..diz que qdo eu tinha uns dois anos, eu dava sorvete de casquinha pro boxer do vizinho. Eu lambia, ele lambia (rsrs..ô mãe desencanada..nada que um vermífugo não resolva..)

Como você descreveria a vida ao lado de um boxer?
Alessandra Walckiers: Olha, Aline, exatamente o que está acontecendo agora..tô escrevendo com a cabeça dele no colo. É uma raça muito cheia de energia, mas tem baixa atividade dentro de ambientes fechados então, essa coisa de "cão grande não serve pra apartamento" não se aplica. Claro, também não é um conjugado!! Eles precisam de dispender energia, então atividade física é fundamental. É uma raça forte, atlética, de musculatura explosiva, puladores e precisam de rua - mesmo quem tem quintal. Fora isso, são meigos, silenciosos, animais felizes que se contentam com carinho e requerem certa atenção.
Dentro de casa, são bichos limpos, quietos, não são cães de latir e não são dados a murrinha.


O que você espera de um criador de boxers?!
Alessandra Walckiers: Objetivamente eu quero os atestados de saúde, não me basta boxer bonito. Mas isso um criador de boa qualidade faz, nem precisa pedir.
Que me dê respaldo, se preciso.
Eu pessoalmente gosto de poder conhecer a ninhada toda, pai e mãe.
Nem sempre o pai está, então gosto de saber como ele é e, a escolha do filhote é fundamental, então gosto de ter alguns minutos com eles
pq não é só beleza - pra mim é a raça mais bela - mas o comportamento.Gosto de escolher o filhote levado, o mais afetivo, o que abana o rabinho primeiro. Além disso, as condições do canil importam, e muito.


O que você pensa sobre a caudectomia em boxers?!
Alessandra Walckiers: Apesar de muita gente ser contra, eu não sou contrária não. Se for feito antes dos 7 dias de vida não é a dor que imaginam, aliás, o animal não sofre. Depois disso o enervamento está desenvovido e aí dói sim. Então, depois de 1 semana de vida sou contra mas quem já viu um rabo fraturado sabe do que falo quando defendo a caudectomia. Os boxers tem abanadas vigorosas. Já conchectomia sou contra

Você é bem engajada na adoção de boxers, o que você culpa por esse abandono absurdo que ocorre nos boxers?!
Alessandra Walckiers: Exatamente o que eles são, Aline. São animais grandes, desajeitados, dependentes e a maioria do que vejo são animais de fundo de quintal
Então, sou contra as cruzas de fundo de quintal, pq a vulgarização da raça barateia demais a raça. O ser humano é bicho egoista...
abandona filho em lixão, descartar cachorro é a coisa mais simples.
Mas das raças que vejo na rua, são os que mais sofrem por serem muito apegados aos humanos. Os que em geral são recolhidos estão em péssimo estado, claramente deprimidos, ficam magros, é quase como se preferissem morrer a não conviver com humanos


Você pensa em cruzar o seu boxer?
Alessandra Walckiers: Hoje não penso não. Depois do que tenho visto, prefiro adotar se eu quiser mais um. Hidalgo é bonito, mas não é perfeito, e acho que pra cruzar vc não pode ser mais um a fazer um filhotinho comum. É pra trazer alguma coisa e contribuir pro aprimoramento da raça ou é preferível adotar. E do jeito que as pessoas são frias, eu fico pensando em se amanhã um “neto” meu não iria parar nas ruas..

Quais são as principais características desqualificantes de um boxer na sua opnião?!
Alessandra Walckiers: Em primeiríssimo lugar, falhas de indole. O boxer é fiel, amoroso e destemido. Cães medrosos, latidores, pouco apegados pra mim perdem muito. Outra coisa comum é a cara, a famosa cara amassada que ficam tentando "desamassar". Boxers são braquicéfalos, não cães pastores.
Depois pra mim vem o corpo. Pode ser pernalta, mas não pode ser fragil, nem fino

Você tem um boxer em apartamento, o que você considera o maior desafio nisso?
Alessandra Walckiers: Educar, menina..educar é tudo! Vejo muito boxer destruidor. Isso até é normal qdo são filhotes, mas adultos não podem fazer isso.
O maior desafio do prédio é fazer com que vizinhos o aceitem e não o temam. Então, ele não pode entrar num elevador ou escada atropelando os outros, latir desnecessariamente, etc. Muita gente cria um pet e pensa só em apertar e abraçar esquecem de vizinhos. Educar requer certa rigidez e constancia até pq um pet de mais de 30 vira estorvo
e isso, esse despreparo, é que motiva muita gente a abandonar. Cachorro nao se faz sozinho... precisa pulso, pracisa treino.

Qual o erro mais comum que você os responsáveis pelos cães da raça boxer cometer?
Alessandra Walckiers: Erro? Inumeros!Não entender e estudar a raça, sequer sabem cores de pelagem e proporções ... o cão éuma surpresa completa. Outra é achar que eles aprendem sozinhos. A terceira é não notar que eles são muito amorosos e acham que podem deixar ele em casa a sós. O boxer não é uma raça independente.

Quais são as doenças que mais acometem os boxers?!
Alessandra Walckiers: Miocardiopatia dilatada, Displasia coxo-femural, Canceres e tumores dos mais diversos, retração gengival, alergias e obesidade.

O boxer é uma raça híbrida ou foi feita a partir de outras raças?
Alessandra Walckiers: O boxer descende de alguns animais, como o Bull inglês e o bullenbeiser.

Para qual função o Boxer foi feito?
Alessandra Walckiers: Basicamente guarda, é um cão de trabalho. Alias, um ótimo sentinela. É também cão de companhia, amoroso demais com crianças e adultos, fiel até a morte.

Como é o tipo de guarda do boxer?
Alessandra Walckiers:Eu acho bem interessante..um bom boxer faz uma guarda diferente de um PA, por exemplo, que é um latidor. Boxers são silenciosos, não são cães de alarme. Qdo tem tino pra guarda, parte pra decidir mesmo. Qdo um boxer late, é bom olhar, pq eles não latem à toa. Mas prefiro boxers na guarda pessoal, são possessivos e não gostam de estranhos perto dos donos. Eu ando muito segura com o meu.

Qual o preço em média de um boxer advindo de um bom canil?!
Alessandra Walckiers: Nossa, varia muito! Um bom canil vai de 800 a 3 mil reais. Vai da ninhada, do potencial dela, titulação dos pais em capeonatos.
Às vezes vc cruza bichos lindos e a ninhada não sai o espetáculo que se pretendia, mas, qdo sai..ah, aí é peso de ouro.

Quais são os principais cuidados em termos de saúde que um boxer demanda? Alessandra Walckiers: Olha, é até um cao de facil manutenção. Pelo curto, sem mal cheiro. O problema mesmo é qdo as mazelas da raça começam a aparecer. Eu por exemplo,tenho um alergico. Mas eu observaria sempre neles o coração
e o crescimento até uns 18 meses. Como são animais pesados, a estrutura é fundamental. Se você cuida nessa fase, ele não terá maiores problemas, a não ser que já tenha vindo com problema de saúde.

Qual a estrutura em tamanho e peso que um boxer pode chegar?
Alessandra Walckiers:
O padrão é 53 a 59 pra femeas, 57 a 63 pro macho. O peso varia muito
26 a 32 pra femeas, 30 a 40 pra machos. É uma variação grande. Você tem boxers "socados" e pesados, altos e mais leves mas o padrao permanece.

Como é o convívio de boxers com outros do mesmo sexo?
Alessandra Walckiers: Dizem que os machos tendem a ser mais intolerantes. Eu não passei por isso, sinceramente. Cheguei a ter dois machos novos e nunca tive problema, os dois não castrados. Fêmeas em geral são mais tolerantes.

Você considera o boxer uma raça dominante?
Alessandra Walckiers: É. É um animal de personalidade forte, se vc não tem pulso não impõe disciplina. Jamais reagem com ferocidade, mas podem simplesmente decidir que não vão fazer. Os danados sabem ignorar direitinho. Tem gente que os acha meio burrinhos...mas não é não. É teimosia mesmo. Eles sabem direitinho o que fazer se vc ensina direito. A questão é que preferem os acessos de “rebolation” no melhor estilo: se eu te der um beijo vc para de encher meu saco???

Para pessoas que tem crianças e/ou idosos em casa, você acha uma boa idéia ter um boxer como animal de estimação?
Alessandra Walckiers: Idosos eu não recomendo animal grande nenhum. Dar banho, agachar pra brincar ou mesmo as famosas patadas boxerianas podem machucar. Já crianças eles vêem como filhotes, é normal que se agachem e fiquem absolutamente parados. Se vc aceita um pezinho lambido que nem pirulito ou que seu filho divida um sorvete de casquinha com um ser que pesa o dobro dele, todos serão felizes. Alias, se vc quer que ninguém toque no seu filho pequeno qdo vc sai pra passear, arrume um boxer. Claro, vc corre o risco dele (o cão) comer as fraldinhas TODAS que vc comprar. Se tem uma coisa que eles topam é uma boa bagunça (estão sempre de bom humor)..mesmo que tenham de ficar trancados na cozinha de castigo o resto do dia.

Qual a média de vida de um boxer?
Alessandra Walckiers: Infelizmente, curta. Tive um que viveu quase treze anos, mas isso é raro. Vivem uma media de 9 a dez anos. Mas serão crianções a vida toda

Quais são as características mais desagradáveis (tenta achar uma, vai) e as mais encantadoras de um boxer?
Alessandra Walckiers: Olha, desagradável tem um monte...são grandes, vem falar com vc com todo o peso em forma de C: cauda, cara, cauda,cara (risos)
Parecem passistas, soltam um bocado de pelo (molossos SOLTAM MUITO PELO), o cocozão tem meio quilo, vc gasta mais que o dobro que gastaria num casal de yorks, são amorosos e sociaveis, portanto vc precisa ter tempo, pq vai ser requisitado (à base de bochechadas na barriga como estou sendo agora). Agora o mais encantador, definitivamente, é o olhar humano que o boxer tem das raças que conheço, é o mais humanizado no olhar. Eles parecem ler pensamentos
é por isso que donos de boxers são pessoas realizadas
impossivel vc não se apaixonar. Uma hora têm cara de criança, olhar curioso outras, de velhinhos compreensivos

Quais são os conselhos que você daria para uma pessoa (como eu) que quer começar a criar boxers?
Alessandra Walckiers:
Criar como pet ou criar para reproduzir? Para simplesmente ter em casa: entender um pouco da raça. Há muita literatura disponível, é um cão popular, entender as mazelas de ter um cão grande e carinhoso e ter noção de adestramento, de treinamento.. aquilo que falei: se preparar para certa rigidez. Agora, pra criar, profissionalmente falando primeiro é muito, muito estudo... muito mesmo. Porque não se chega a um bom conjunto sem estudo. Verificar os pedigrees e nao cruzar entre familiares até pelo cão ser afeito a ter cancer. Criar não é ter um casal no quintal e reproduzir. É muito mais que isso!
Eu nunca quis ter femeas mas tive machos espetaculares. Só que pra ser criador vc tem de ter um naipe de animais belíssimos pq as ninhadas em geral são compartilhadas então essa fantasia de "vou ter um casal e fazê-los procriar" não é criação! É preciso variedade e, acima de tudo é preciso qualidade.


4 comentários:

  1. Ai meu Deus, que responsa....

    QUero ser a ultima pra ter muito tempo pra escrever e corrigir heheheh

    ResponderExcluir
  2. Ai que blog legal!!! Nao conhecia seu cantinho!! ADOREI!!!!

    E ja começando com Boxer.. AMO!!! Essa é uma das raças que eu teria.... :D

    Beijinhos e muito prazer!

    ResponderExcluir
  3. Olá, confesso, assim como a Carol que tb não conhecia teu blog, eu o audorei muito!! Sobre esta raça o boxer, meu primeiro cachorro e babá foi um boxer, o Barão. Era sensacional, baita cachorro..... fiz um post sobre ele. Meu primeiro amor canino! Parabéns pelo post e pelo blog, vou seguir. bjks Cecília.

    ResponderExcluir
  4. Ola, meu nome é Barbara e sou apaixonada por 2 raças apesar de nunca ter tido oportunidade de tê-las, boxer e bulldog, mais agora parece q vou ganhar um boxer branco.... adorei o post mais fiquei com medo... achei ele grande para apartamento.... apesar de morar no terreo e ter um patio bem grande..... vou estudar mais, aproveitar q ele ainda esta sendo concebido.... PARABENS

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.