4 de junho de 2010

Recem nascido abandonado.. e agora, o que eu faço?!

É muito comum as mães abandonarem suas crias ou achar alguns recém-nascidos no meio da rua.

Mas quando isso acontece, o que fazer para ajudá-lo?!

1º passo: Temperatura

Filhotes perdem temperatura muito rápido, podendo entrar em um quadro de hipotermia.
Essa condição pode levar o filhote a morte em pouco tempo, então é muito importante manter a temperatura dele aquecida, como faria a mãe.
Caso você perceba que ele já está hipotérmico, aqueça (ferva) água, coloque em uma luva de procedimento, coloque uma toalha grossa por cima da luva, perceba se a temperatura está boa para colocar o filhote em cima (não pode estar muito quente mas é importante que esteja aquecendo), coloque o filhote por cima da toalha com a luva por baixo e cubra ele por cima.


2º passo: Estimulação
A mãe na natureza, iria lambê-lo não só para deixar o cheiro e limpar, mas estimular também a parte sensitiva e as necessidades fisiológicas do animal.
Para estimular a parte fisiológica (xixi e coco) vc deve massagear a barriguinha do animal com um cotonete de cima para baixo (na direção do ânus). Após isso vc deve massagear a área genital e o ânus para impedir obstrução.
No blog da Tula tem um artigo falando sobre outras estimulações que ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso do animal. Vale a pena dar uma olhada.

3º passo: O local
O local onde o animal deve ficar em um lugar limpo, iluminado, tomar algumas radiações solares (não diretamente) e tranquilo pois os bebês dormem bastante.

4º passo: Alimentação
Em pet shops há alimentos industrializados precisos para animais em desmame ou que foram abandonados por suas mães.
É um pouco caro e se você não tiver grana vc pode fazer um leite usado em animais recém-nascidos. Ele se chama suscedâneo. Procurando pela internet eu achei um site muito legalzinho que é o Gatos do Rio. Lá tem quatro tipos de suscedâneo.. eu gostei mais da terceira opção.. é a mais próxima do que os vets que eu super recomendam passam.

Suscedâneo 3
- 1 litro de leite integral
- duas gemas
- duas colheres de sopa de creme de leite ou nata
- 1 colher de açúcar
- 1 pitada de sal
Bater as gemas, acrescentar o leite e colocar para ferver. Quando estiver fervendo, colocar os demais ingredientes. Deixe esfriar e dê ao gatinho.

A essa receita eu adiciono três gotas de complexo B pediátrico e substituo o açúcar por mel.

O animal deve ser alimentado de 3 em 3 horas no máximo!!

A administração do alimento deve ser dado em seringa (as de 20ml tem um biquinho) de forma gradual e morosa para não correr o risco do animal aspirar a alimentação e resultar em outros problemas.

Esteja em contato com um médico veterinário para qualquer modificação na saúde do recém nascido.

Boa sorte e bom final de semana!




2 comentários:

  1. Tenho 4 gatos recém nascidos que encontrei vizinho ao meu local de trabalho e caso eu tivesse deixado os pequenos por lá eles teriam morrido, então resolvi traze-los para casa até que eles consigam se alimentar sozinhos para poder achar pessoas que queiram cuidar dos felinos. Mas tenho notado que a barriga deles esta inchada não sei que por que comem demais ou se por falta de constantes eliminações. Toda vez em que eu dou leite eu estimulo com um algodão molhado nos genitais, mas a barriga continua inchada e a gora o que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. Kathyane a nossa recomendação é que você os leve num veterinário de confiança para que ele possa te direcionar devidamente. por se tratar de recém nascidos e ser uma situação de risco, o acompanhamento de um médico veterinário é indispensável

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.