13 de junho de 2010

Mais uma das raças

Eram pra ser 7 entrevistas, mas sabe como é, a vida agitada, a falta de tempo..então ficaram apenas 3 entrevistas.. A da Ale que vcs já leram (e vi que muita gente adorou, que bom!) a da responsável pelo Canil Atlantic's a Asline, e a Tula Verusca que irá falar sobre seus queridos shih-tzus.

Então, venho aqui mostrar a vcs a entrevista que fiz com a Asline e fiquei babando.. OBRIGADA Asline!!!


O mundo pet: Em primeiro lugar, queria que você me falasse o que a influenciou na paixão pelos goldens?

Asline: Nossaaaa, esta é ótima... sabe que eu nem conhecia a raça?! Rs

Quem a introduziu na minha vida foi meu esposo o Cristiano há quase 7 anos atrás, o Cris conhece e estuda os Goldens a mais de 15 anos, eles eram raríssimos no Brasil, mas sempre foram sua paixão!! Quando nos casamos ele disse que queria um golden e me apresentou a raça!!! Foi paixão a primeira vista.... e hoje não sei qual de nós dois é mais loucos por eles!! rs

O mundo pet: Como surgiu a ideia de montar um canil?

Asline: A ideia veio justamente da nossa primeira golden, quando a compramos procurei por canis (que eu acreditava serem íntegros), pesquisamos e pagamos bem caro... a principio queríamos apenas um cão que vivesse conosco e que fosse belíssimo, a ponto de ir a uma exposição e ganhar!

Com 4 meses Flora mancava, aos 6 meses piorou.... fizemos então a radiografia, q não poderia ter tido um resultado pior, Flora é portadora de displasia Coxo-femoral grau E (HD+++). Ficamos arrasados!!

Fomos atras da criadora e para nossa surpresa, fomos mal acessorados, maltratados e até difamados....

Dai conversamos (eu e meu esposo) pensamos e concluímos, que animal algum poderia ser tratado de maneira cruel.... que não poderiam ficar sofrendo por doenças cruéis (mesmo sabendo que em muitas doenças não é tão fácil assim), que os clientes, tinham direito de ser bem acessorados....

E assim decidimos montar um canil, e FAZER A DIFERENÇA!!!

Tratando os animais com respeito, amor, carinho, não como fonte de renda...

Estudamos cada acasalamento, nos preocupamos com seus novos lares, e com suas vidas (mesmo depois que saem do canil).... enfim..!!! rs

O mundo pet: Quais foram os primeiros cuidados em que você pensou quando você idealizou o seu canil??

Asline: Nossa primeira preocupação foi sem dúvida a saúde dos goldens...

A partir disto, estudamos muito e procuramos saber quais eram as linhas de sangue saudáveis e que conseguissem manter o padrão de beleza que é um dos principais alvos desta maravilhosa raça!!! Mas sempre priorizando a saúde!!!

O mundo pet: Você teve muita dificuldade?

Asline: Sem duvida.... ainda temos!!! Rs

Primeiro, foi difícil fugir de certas linhas de sangue.... pois são linhas muito conhecidas e muito utilizadas!! E o dificílimo acesso a linhas importantes e saudáveis!!!

Segundo, hoje em dia a dificuldade é outra, é conseguirmos fugir de pessoas mal intencionadas, de falcatruas, sacanagens!! Etc.

O mundo pet: Conte para a gente algum fato engraçado em todos esses anos de criação.

Asline: Conviver com Goldens sempre traz muitas risadas, mas uma situação muito engraçada foi a de quando construimos um espaço, com uns 60 metros quadrados, cercados com alambrado, no final do terreno. Quando estava pronto, colocamos as fêmeas todas lá para cheirarem, se acostumarem... de repente, a Zara aparecia na porta de casa, toda alegre, balançando a cauda como louca... a colocamos lá de volta, e em alguns minutos, ela estava de volta na porta de casa. Tiramos todo mundo de lá, para conferir a fixação do alambrado. De repente, aparece a Zara, lá dentro... e então descobrimos a passagem... faltou fixar uma lateral, e só ela tinha coragem de se espremer pra passar por lá... demos muita risada, pois ela era do contra... quando era pra ficar dentro, ela saía, e quando era pra ficar fora, ela entrava !

O mundo pet: Então, como é o temperamento de um golden?

Asline: ahhhhhhhhhhhhh São maravilhosos, o Joe está aqui no meu sofá deitado com a cabeça no travesseiro ao meu lado!!! Um gigante de 40kg.. rs e ainda um bebezão (2 ½ anos).

São companheiros, amigos, fiéis, carinhosos, carentes, pedintes.... são cães cheios de energia que adoram uma brincadeira, uma farra, principalmente se tiver água, em contra partida trocam tudo para ficar aos pés de seus donos!!!

São cães altamente adaptáveis, com espaço, pessoas e rotinas. Atividade física para eles é de extrema importância, porém atividades mentais são fundamentais!!

São cães fortes, musculosos, atléticos e extremamente inteligentes!!

Algo de extrema importância: são cães DESPROVIDOS de agressividade e são silenciosos, não são cães latidores!!!

O mundo pet: Quais são as melhores e as piores características de um golden?

Asline: A melhor característica do golden na minha opinião, é o temperamento... são cães dóceis, altamente adaptáveis, com pessoas e outros animais!! Bem como seu companheirismo.... são companheiros, daqueles grude, mesmo! Rs

Pior característica: Sem duvida a Carência deles, são cães que não suportam viver sozinhos, longe de seus humanos e de um outro companheiro de bagunça.... fora isso a queda de pelos, é bem grande, as vezes incomoda! Rs

O mundo pet: O Golden é uma raça dominante?

Asline: Não. Goldens são cães extremamente tranquilos, se dão bem com outros animais e com qualquer pessoa.

Lógico que não podemos esquecer que são animais e possuem instintos, por mais tranquilos e dóceis que sejam, é sempre necessário ficar atento, quando existem outros animais em seu território!! Por seu temperamento correto são incapazes de agredir... podem se defender e mesmo assim não mordem para machucar!

O mundo pet: Qual a origem de golden?

Asline: O Golden Retriever teve origem nas terras altas da Escócia, nos últimos anos de 1800 e o responsável por seu desenvolvimento foi Dudley Marjoribanks (que depois passou a ser conhecido como Lord Tweedmouth).

A raça foi oficialmente reconhecida pelo “The Kennel Club” em 1911 como “Retriever - Yellow ou Golden” e finalmente como “Retriever - Golden” em 1920.

O mundo pet: Ele é uma raça híbrida?

Asline: sim... Marjoribanks pegou o unico filhote amarelo nascido de uma ninhada de Wavy-Coated (de pelagem ondulada) e cruzou com um Tweed Water Spaniel (raça hoje extinta) que resultou em vários filhotes amarelos, formando a base da linha de retrievers amarelos. Descendentes deste cruzamento foram combinados com Retrievers Wavy (pêlo ondulado) e Flat-Coated (pêlo liso), com outro Tweed Water Spaniel e com Setter vermelho. Nestes cruzamentos SEMPRE se separavam os filhotes que nasciam amarelos.e cruzavam apenas amarelos x amarelos.

Dai veio o Golden Retriever.

O mundo pet: O que para você, desclassificaria um animal como um Golden típico?

Asline: Na minha opinião qualquer desvio de temperamento... (um golden agressivo, latidor ou medroso)...

Goldens precisam ser fortes de musculatura, com ossatura pesada e com abundancia de sub-pelo e pelo!!

O mundo pet: Para qual função o golden foi criado?

Asline: Eram usados como cães de caça de cavalheiros. A capacidade de trabalho dos Goldens sempre foi destaque. Marjoribanks se impressionou e se apaixonou por eles Conta a história que em uma tarde de caçada, ao acertar um marreco, um dos Retrievers Amarelo imediatamente buscou a presa, e a entregou INTACTA.

Devido a este acontecimento, os Goldens foram extremamente recomendados como cães de recolhimento (busca) de caças.

O mundo pet: Em seu plantel, o que você prioriza nos seus cães??

Asline: Sem dúvida a saúde.... mas tem outros itens que considero importantes, como: temperamento, estrutura, pelagem, cabeça!!

O mundo pet: Qual característica que você normalmente fixa no seu plantel?

Asline: Olha esta pergunta é dificil, pq só fixarei algo em muuuuitos anos ainda... muito tempo de estudo, de erros, acertos.... muitas lágrimas (de alegria e tristeza) rs

Mas gosto muito de características de cabeças.... temos muitos cães com cabeças que não são típicas da raça.... cabeças quadradas... chapadas... Goldens com cara de mau, imagina isso não faz parte.... Goldens precisam ter expressão doce... olhar carismático...

É algo que realmente me incomoda muito e é algo que sempre escolho nos padreadores e matrizes...

Lógico que tudo isso vem depois da questão saúde!!

O mundo pet: Você recomendaria um golden para morar numa casa onde há crianças e/ou idosos?

Asline: Sem dúvida alguma.... até recomendo.... goldens são ótimos para companhia, são exímios na tarefa de cão-terapeuta.

Lógico que por ser um animal de grande porte, é necessário que se tenha alguem responsável por perto... pois qualquer pulo, pode se tornar um acidente... é sempre necessário supervisão, quando existem crianças ou idosos junto com um cão.

O mundo pet: O goldens se dão bem com animais do mesmo sexo?

Asline: Sim... são animais que convivem tranquilamente em matilha.... Lógico que quando um novo membro for entrar, é necessário maiores atenções por um certo período, para que se acostumem e se respeitem!

O mundo pet: E com animais de outras espécies?

Asline: Também.... quando digo que são desprovidos de agressividade, essa regra vale para TUDO... incluindo animais de outras espécies.

O mundo pet: Em quais modalidades os goldens mais se destacam nas pistas?

Asline: Aqui no Brasil, só temos as provas de conformação, ou seja, as exposições de estrutura e beleza. Muitos são os criadores que ficam com raiva (no bom sentido) dos Goldens, pois frequentemente ganham premiações, são muito bem aceitos pelos juízes de todas as raças... Estamos tentando trazer para o Brasil algumas provas de trabalho, como já existem lá fora... coisa do tipo obediencia, faro, estre outras. Como a caça é proibida no Brasil, dificilmente teríamos provas assim.

O mundo pet: Como você classificaria a energia de um golden: baixa, média ou alta?

Asline: Média.

O mundo pet: Eles são facilmente sociáveis?

Asline: sim... já respondi em alguma pergunta ai em cima.

O mundo pet: Quantos filhotes em média o golden costuma ter?

Asline: em média 8 filhotes.

O mundo pet: Como você descreve a vida ao lado de um golden?

Asline: Nossaaaa, já babei tanto ai pra cima.... rs

Eles são incriveis, amorosos, carinhosos, companheiros, inteligentes....

Possuem um tato incrivel para perceberem quando algo errado aconteceu, são capazes de ficar horas deitados ou sentados ao lado do dono só para agradar!!!

É algo incrivel poder desfrutar da companhia de seres tão verdadeiros!!!

Mas pra resumir, é como se houvesse um amigo que fala pouco, sempre ao seu lado...mas nunca deixa de expressar o que sente.

O mundo pet: Quais as doenças que mais acometem os goldens?

Asline: A displasia coxo-femoral, é a mais conhecida, mas os Goldens tem propensão também a displasia de cotovelo, problemas de olhos (catarata e outras disfunções oculares) e também problemas de coração.

O mundo pet: Um golden pode viver em um canil fora de casa?

Asline: Poder até pode, desde que ele tenha mais amigos (outros cães) que convivam com ele, e também atenção humana por muitas horas diárias....

Se recomendo quer vivam assim?? Não... goldens são sensíveis, e gostam de desfrutar da liberdade e da companhia de pessoas.... para mantê-lo preso, melhor não tê-lo!

O mundo pet: Quais são os principais cuidados que um Golden demanda?

Asline: Escovação no mínimo 2 x por semana, é de extrema importância, para que elimine os pelos mortos, e consequentemente a queda. Escovação melhora o brilho do pelo!!

Alimentação... outro item importantíssimo.... de preferência rações super premium, elas tb ajudarão a manter a saúde do corpo e da pelagem. Se não puder alimentar com super premium, faça então no máximo com uma premium de boa qualidade.

O mundo pet: Qual a média de vida deles?

Asline: Aproximadamente 12 anos.

O mundo pet: Quais seriam os itens que você faria uma pessoa pensar antes de comprar um Atlantic's Pearl?

Asline: Posse responsável. Em primeiro lugar, qual é a estrutura familiar... quem vai conviver com o cão, quem será o responsável pela alimentação, medicamentos, levar ao veterinário, e principalmente interagir com ele. Quando digo interagir, nao digo ficar jogando bolinha pra ele, e sim permitir que ele tenha contato diário e frequente com as suas atividades, pra que ele possa criar então a sua propria rotina, e assim se tornar um cão estável, livre de stress e feliz... Em segundo, o ambiente físico em que o cão irá viver. Não necessáriamente espaço, mas questões como higiene e segurança são as principais. Depois disso, é necessário que a pessoa tenha consciência que Golden não é uma raça barata pra se ter, pois para que ele viva bem, precisa comer comida boa, ter um bom veterinário à disposição quando necessário, precisa de banhos, que principalmente no frio precisam ser dados em locais apropriados, por causa da secagem da pele, o que é difícil e demorado pra se fazer em casa, sem sopradores ou secadores específicos... e que reprodução de cães não é brincadeira... se a pessoa tem o desejo de ter um filhinho ou uma filhinha do seu proprio cão, ela precisa saber que os outros 7 que nascem precisam ter uma casa tão apropriada quanto a que os seus próprios tem, que não se pode sair doando cães pras pessoas porque elas acham bonitinho o filhotinho sem saber se o cão vai ser tratado da forma correta.



Zara- cadela do canil Atlantic's pearl


Um comentário:

  1. Amadaaaaaaaaa.....

    sabia que só agora consegui vir aqui?? que falta de consideração a minha não??!!

    Seu Blog é incrível... e EU AMEI responder estas questões...
    divagar sobre meus dourados amados, é algo que me faz feliz...

    espero que tenha ajudado algumas pessoas a conhecerem mais desta raça tão maravilhosa!!!

    Obrigada pela oportunidade!!!

    bjus
    Asline Gomes
    Atlantic´s Pearl AC

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.