18 de agosto de 2011

sobre raças de cães

Um conceito sobre raças de animais domésticos muito comum de se ouvir é pensando nelas como um fenômeno natural, numa espécie de ponte às etnias humanas. Sim, etnias, não existem raças taxonomicamente definidas na espécie humana, não somos tão diferentes. No entanto essa idéia de raça de cães como naturais, é incorreta, se recorrermos a história.

Os animais domésticos passaram a coabitar com humanos por diversas razões. Na verdade o que denominamos domesticação poderia ser entendido como uma forma de simbiose, como falamos em biologia. Os humanos dão abrigo, alimento e proteção para os filhotes aos animais e estes geram alimento ou outros tipos de serviço aos humanos. Não quer dizer que os primeiros nômades que domesticaram animais estavam tentando fazer o bem a esses animais, eles queriam aumentar as suas chances de sobreviver! Mas a coisa funcionou bem, por milhares de anos.

Aos poucos o homem foi se organizando em forma de sociedade, civilização, agricultura, cidades..... e uma idéia passou a ser muito importante: a idéia de trabalho. Para que todos pudessem viver bem, deveriam trabalhar. Dentro de cada núcleo, familiar ou não, foram sendo criadas rotinas a fim de executar os trabalhos (como arar a terra, plantar, lavar, cozinhar etc). Nesse sentido surgiu a idéia de função e, mais, de necessidade de haver uma função para existir trabalho para manter a sobrevivência.

Assim, os animais domésticos, assim como os humanos, passaram não apenas a coabitar ou a servir de alimento mas também passaram a ser funcionais. Se um cavalo ou um boi puxavam bem o arado, cumpriam sua função, eram úteis; ou um cachorro que espantasse um intruso e assim vai... A partir da idéia de que os que cumprissem melhor a função eram mais úteis, os humanos passaram a realizar um tipo de seleção desses animais.

Existiam diversas formas de selecionar animais: os que adoeciam, morriam; os que não agüentavam o ritmo de trabalho, morriam; os que causavam prejuízos ou acidentes, eram mortos; os que não conseguiam conviver, morriam. De forma que apenas os que cumprissem bem a função e sobrevivessem a elas, sobreviviam.

Ao longo do tempo os trabalhadores perceberam que plantas ou animais nascidos de outros fortes e capazes costumavam ser, também, mais fortes e capazes. Então passaram a, conscientemente, cruzá-los a fim de conseguir animais e vegetais ainda melhores. Até o século XIX, o século de Darwin, isso era comum de se estudar. Tanto que para eles o estudo de Mendel era mais um, dos muitos, estudos de melhoramento vegetal.

O que significa que eles sabiam que algo era transmitido de pai para filho, mas não conheciam nem gene nem genética. Tinham milhares de explicações sobre o que e como era passado, mas não a idéia que hoje, nem o próprio Mendel tinha.

Enfim, ao observar esse tipo de seleção aos animais domésticos (que agora chamamos de seleção artificial) e juntando a isso suas referências como Henslow, Lyell, Malthus entre outros, além das suas observações no navio Beagle, Darwin teve a idéia de seleção natural. O seu livro a Origem das Espécies foi o estopim da bomba para a grande controvérsia ente os criacionistas e os evolucionistas que permanece até hoje.

O que isso tem a ver com as raças??? Bom, além do Darwin ter muitos cães e, em diversos livros, comentar sobre o comportamento e outras questões de criação, das suas idéias e dos outros darwinistas (pessoas que os apoiavam) surgiram diversos novos conceitos. Por exemplo, os cães, como outros animais, eram selecionados especialmente devido a função, ou era ou não era útil. Com as idéias que se seguiram, a estrutura corpórea passou a ser pareada ao desempenho. Foi assim que alguns grandes nomes, como Max von Stephanitz (que criou o padrão da raça pastor alemão), passaram a tentar formalizar uma estrutura padrão para aqueles cães que cumpriam as determinadas funções.

Aos poucos todas as raças e suas funções passaram a ser oficializadas e as associações passaram a se organizar para buscar aperfeiçoar aqueles cães. Ou seja, os cães já existiam, o padrão foi feito para mantê-los similares, úteis e, se possível, aperfeiçoá-los. Com isso, espera-se que algumas doenças, que agora sabemos genéticas, possam ser eliminadas através da seleção rigorosa, com animais mais saudáveis, fortes e........ úteis.

O que eu vou deixar para o debate é: nossa sociedade mudou muito. A tecnologia fez algumas utilidades se perderem e outras aflorarem. Hoje, pensamos em cães guias, em cães que mordem sob comando e também largam, em cães que fazem companhia e se comportame em qualquer lugar, cães tolerantes com crianças, cães de faro, cães de resgate, cães de exposição que devem ser belos, cães de guarda de casa, de empresa, guarda pessoal etc.... funções bastante diferentes das originais, não é? Com certeza o padrão das raças muda e algumas atendem melhor algumas funções que outras. Mas se a função do cão pode mudar, o que dizer da estrutura? Será que tem que se manter a mesma? Um labrador de caça é o mesmo que é guia de cegos? Qual será nossa prioridade agora, escolher nossos cães por temperamento e função ou pensar apenas na estrutura rigorosa descrita há 2 séculos atrás???

30 de maio de 2011

Eu sou louca

Numa discussão com colegas de faculdade falei sobre a importância do médico veterinário na conscientização contra reprodução indiscriminada no controle de cães vadios.
Qual não foi a minha surpresa quando comecei a ser apedrejada e até chamada de louca porque simplesmente eles acreditam que cães vadios nascem na rua, e não dentro de nenhuma casa.
Eu simplesmente não acredito que estudantes de medicina veterinária AINDA tenham essa concepção que a culpa dos cães da rua são única e exclusivamente da falta de castração dos cães DE RUA.
Eu não consigo acreditar que eles não saibam que cruzas indiscriminadas levam a abandonos e que se esse cão não for recolhido por algum protetor ou alguém que se sensibilizar, eles irão pra rua.

Eu realmente não acredito.


Realmente, i'm crazy.

21 de maio de 2011

Projeto cão na praça

 

Hoje foi dia de cão na praça que é um projeto novo que a euamoanimais.com.br está fazendo aqui em Salvador. É uma reunião com apresentação de cães adestrados, agility e cães da policia, além de vários sorteios e conscientização sobre posse responsável.

A Zoé fez o primeiro carregamento da vida dela, uma caixinha pequena mas lotada de doações pro Abrigo São Francisco de Assis, com latinhas de comida úmida, antibióticos, vermífugos e várias outros remédios e suplementos que eu não sei porque comprei sua maioria (tá, sou neurótica.. vai encarar?)

 

IMG_2800

 

Fomos eu e Zoé (é, esse é o nome dela por causa da música de Nando reis) por 15 minutos mais ou menos.

Cheguei lá, ajudei em algumas coisas, conheci um pessoal que trabalha comIMG_2928 passeio de cães e adestramento que peguei contato para poder dar um jeito em Frederico (meu cachorro mais novo).

Depois, percebi no cantinho uma BORDER COLLIE.. gente, derreti né? Amo!

IMG_2804

Ela ia apresentar comandos e agility, e essa mocinha já tem 7 anos, crêem nisso? Super fofa.

Com ela tinha pinscher que de chata não tinha nada, era um denguinho.

IMG_2813 

Passei um tempo conversando com o dono delas sobre comportamento e discordei (ou desconfiei? hum.. não sei) sobre muita coisa que ele disse e embora as “cãs” dele fossem muito educadas e estivessem recebendo petisco em muitas ocasiões a cara de desdém dele pra mim quando conversei sobre reforço positivo e o modo como meu cão aprende, fez com que não passasse pela minha cabeça o fato de contratá-lo como adestrador dos meus cães. (tá, também sou chata.. :*)

Depois foi a hora dos cães da policia. Fiquei feliz de ver como os policiais tinham carinho pelas “meninas” deles.

IMG_2850 IMG_2851

 docilidade por trás duma cara de mau.. HOMENS.. APRENDAAAM!

IMG_2860 IMG_2856

Tiveram outras figurinhas muito gostosas por lá que eu registrei.

IMG_2819 IMG_2820 IMG_2832 IMG_2836 IMG_2844 IMG_2878

IMG_2902 IMG_2906

IMG_2926 

O evento foi um sucesso e disseram em ter outro daqui a 15 dias. Quem é de Salvador, vale a pena ir e levar o pet.

15 de maio de 2011

Andar de bike em salvador

Engraçado que quando eu digo que vou de bike muita gente fica sem acreditar dizendo q minha casa é longe da faculdade. Bom, são 6km. O trajeto que eu faço é até agradável, quase que totalmente reto, sem mtos cruzamentos nem nd.

Minha companheirinha é a branquela danada, que como eu é geniosa e toda hora resolve dar um cripopó diferente.

IMG_2775

ai está ela, com a mochila inseparável, o capacete necessário e a nova aquisição: o casaco impermeável. Super confortável e quebra um galho nas chuvas que estão tendo aqui em salvador, que vocês não fazem ideia.

 

Coloquei o nome dela de Olivia, branquela e magrela.

Andar em qualquer grande cidade (eu creio) é perigoso, mas pra tudo nessa vida existe a cautela.

A cautela de não ir pelo meio da rua

A cautela de estar atenta ao trânsito e aos cruzamentos

A cautela de não ir pedalado parecendo que está em uma corrida, porque surpresas sempre aparecem

A cautela de ter noção a tudo a sua volta

 

 

Pra quem mora por Brotas e quer ir pra Ondina ou arredores e quiser confiar em mim como bike anjo, só falar tá?

8 de maio de 2011

Feliz dia das mães

Fui mãe muito cedo, aos 17 anos. Mas o filho que eu tive, não causou constrangimento na família e nem houve a idéia de abortá-lo, afinal de contas por mais que pareça, ele não veio de mim.

Era um serzinho que só tinha cabeça e parte do rabinho.. ele é um cachorro, normalmente chamado de Pepe Costela para os íntimos.

moto_0053

Tímido, recatado e muuuito dengoso meu primeiro filho. Éramos almas opostas, ele doce e eu a bruta. Mas com ele, nunca consegui. Sempre com os olhos cor de mel mais lindos do mundo me olhando com aquela carinha marota de quem sempre está pronto para uma boa corrida e uma boa brincadeira.pepe pequeno 3OgAAAGBABRPq_byKpawXt_iYdjhjf8RGK5uD8mfJEoeaOsFjB51J3LoOra9frbXBbgQZEJvdM3cYmUnJWz5lzXAywTEAm1T1UOgsOnFLo71nHdDoQ0XugYUf1du1

Esqueci das minhas alergias, dos impecilhos físicos (comecei a dormir no quarto), briguei com mãe, pai, irmã, namorado e o mundo por ele. Todo dodoizinho, esperando por mim sempre pra cuidar. Ia na minha bolsa para a faculdade para poder tomar o remédio na hora certinha.

Depois dele tive mais um, que foi o Frederico. Chato e rabujento, individualista.. esse é a alma gêmea. Rabujento, teimoso, só faz o que quer e se tiver uma boa recompensa por isso. Com todo furacão que tem dentro de si, torna-se encantador a cada passo e olhar. Cada nova travessura.

OgAAADRNYuvCfaPU1S2W-UxOOuAx32oLKNGpnqFP0ZEXcZJsXUMYcr-Mkf9VmZTka6NXVQF_Kt9efFXe1KPYn2ayCRQAm1T1UFUbYg1e3DEBVWWC3Rc85IZLFsixmoto_0518

 

Me faz sair dos nervos, com suas maluquices e neuroses.

moto_0386

Ele cresceu e se tornou meu carrapato, o mais doce da família.. quer dizer, o mais carinhoso. Igualzinho a mãe, carinhoso na brutalidade.

IMG_1043 [640x480]

A irmã mais nova, que hoje em dia dizem que é a filha mais velha, chegou e mudou minha vida. Me fez escolher a minha profissão, e abrir os olhos pro amor para com os animais.

IMG_0919IMG_1369

 

Doce, carinhosa e um carrapato. Meio doida e destrambelhada, além de bastante barulhenta. Mas não há quem não se encante com seus olhos de amêndoa.

OgAAAFXShLhJs46j1yA8nWxj7eEzPPcl3TRWe48QxS7wHASzZL6wIrEQNE6atb_yF_uLjSu5Nlxz1dd2vy8xI7Sdmk4Am1T1UPt4XngoHp6r8z--NhCQ5OvJjfrWOgAAAPLjkO2rVOpUYMBPsAQHRq0LZybaAki9bjbXNv9o0xJK2k4fPqlDkDWEtJoDxFYJHx8YIKWys9Uq2zmunETeFa8Am1T1UP0K9vag58mKMwF8JpNmGXdEkQ6e

 

OgAAAKGrxjYd3t7wcPhP5I9Qc9q8L_YHfhi42zBGXYrq7okZIqOv-dkpLfdBXbOZCen0AG_zUW81KjqCT1HR_14j3ssAm1T1UCEbWVFajKbO5p3oX50StxG-Wp4JOgAAAPx3wa9ogwvOH5EZEoPxbxCfRS8NihUdOUUe1WXxC11z5-tmANIc2fpkzrD5FSTyzm6QPZSRcVErZ_Q8zu_JkPcAm1T1UB3yFeZVcQgNdH_EBwGfG5or-eAd

                                                                      ela tinha mordido minha orelha nessa foto

É, muitos acham idiotice e até maluquice eu chamá-los e acreditar mesmo que eles são meus filhos. Mas o que torna de uma pessoa mãe? O ser ter vindo dela? Ser um ser humano? 

Para mim o que faz de uma mulher mãe é o amor, o cuidado, as noites mal dormidas, os choros de despedidas, a preocupação desmedida, as horas perdidas olhando encantado a cria, a preocupação a cada passo, a cada nova descoberta.

Para mim, mãe é mãe, não importando se é mãe de cachorro, gato, passarinho, lagarto... ou de gente.

Eu sou a mãe mais feliz do mundo com os meus filhos.

Feliz dia das mães para todas as mães e principalmente para a minha lindona.

OgAAAARo-_nTNXpRSD4PNCrnqNjeXuRowHf121Zcq8stRzv1b2UCMyoZKSPGA4KhWdtOh23iIP6d8LMi0JCCU5rbtfUAm1T1UK4hUF9AzYIfTf7jyB9ByrzDeuZ6

2 de maio de 2011

Declaração Universal dos Direitos animais

Estou em uma semana de palestras interessantíssimas na faculdade em que o foco é o controle populacional de cães e gatos e suas formas. As palestras começaram com a professora Stella conversando conosco sobre nossos de guarda responsável e o papel do médico veterinário nessa função.

O último palestrante do dia que por simples cansaço não me recordo o nome mas é professor de Obstetrícia de Jaboticabal e tem um projeto lindo por lá de controle populacional e castração em massa de animais, colocou alguns trechos da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Bom, eu resolvi trazer à todos vocês, porque talvez muitos não conheçam, tenham desconhecimento de alguns artigos e para outros ele vai parecer mais do que óbvio.

As entrelinhas (opiniões pessoais minhas) estarão escritas em vermelho.

 

Declaração Universal do Direito dos Animais

 

1 - Todos os animais têm o mesmo direito à vida.

Portanto, animal HOMEM. Os animais ditos irracionais ou com menor valor para você, tem o mesmo direito a vida que você.

2 - Todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem.
3 - Nenhum animal deve ser maltratado.
4 - Todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat.
5 - O animal que o homem escolher para companheiro não deve ser nunca ser abandonado.
6 - Nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor.
7 - Todo ato que põe em risco a vida de um animal é um crime contra a vida.
8 - A poluição e a destruição do meio ambiente são considerados crimes contra os animais.
9 - Os diretos dos animais devem ser defendidos por lei.
10 - O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.

Preâmbulo:

Considerando que todo o animal possui direitos;

Considerando que o desconhecimento e o desprezo desses direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;

Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;

Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;

Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;

Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais,

Proclama-se o seguinte

Artigo 1º 

Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

Ou seja, senhor cientista, os ratos tem o mesmo direito à vida e a respeito assim como o seu cachorro lindo de dentro de casa. O animal errante, tem tanto valor quanto o que está em sua casa. Ele não tem menos direitos apenas por não ter dono.

Artigo 2º 

1.Todo o animal tem o direito a ser respeitado.

2.O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais

3.Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. 

Artigo 3º 

1.Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a atos cruéis.

2.Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia.

Artigo 4º 

1.Todo o animal pertencente a uma espécie selvagem tem o direito de viver livre no seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático e tem o direito de se reproduzir.

2.toda a privação de liberdade, mesmo que tenha fins educativos, é contrária a este direito. 

Artigo 5º 

1.Todo o animal pertencente a uma espécie que viva tradicionalmente no meio ambiente do homem tem o direito de viver e de crescer ao ritmo e nas condições de vida e de liberdade que são próprias da sua espécie.

2.Toda a modificação deste ritmo ou destas condições que forem impostas pelo homem com fins mercantis é contrária a este direito. 

Artigo 6º 

1.Todo o animal que o homem escolheu para seu companheiro tem direito a uma duração de vida conforme a sua longevidade natural.

Ou seja, não é porque seu animal ficou velho, está com problemas de saúde, não tem mais aquele pêlo sedoso, aquele olhar pidão, aquela energia de sempre, aquela graciosidade infantil, que você terá o direito de tirar a sua vida. Um animal é uma vida que deve seguir seu curso natural DA MELHOR FORMA POSSÍVEL.

2.O abandono de um animal é um ato cruel e degradante. 

Artigo 7º 

Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.

Artigo 8º 

1.A experimentação animal que implique sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de uma experiência médica, científica, comercial ou qualquer que seja a forma de experimentação.

2.As técnicas de substituição devem de ser utilizadas e desenvolvidas.

No meio acadêmico, o acadêmico ou cientista (como preferir) deverá sempre encontrar alternativas à utilização de animais em experimentos que lhe causem dor, sofrimento ou angústia.

Artigo 9º 

Quando o animal é criado para alimentação, ele deve de ser alimentado, alojado, transportado e morto sem que disso resulte para ele nem ansiedade nem dor.

Artigo 10º 

1.Nenhum animal deve de ser explorado para divertimento do homem.

2.As exibições de animais e os espetáculos que utilizem animais são incompatíveis com a dignidade do animal.

Artigo 11º 

Todo o ato que implique a morte de um animal sem necessidade é um biocídio, isto é um crime contra a vida.

Artigo 12º 

1.Todo o ato que implique a morte de grande um número de animais selvagens é um genocídio, isto é, um crime contra a espécie.

2.A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio. 

Artigo 13º 

1.O animal morto deve de ser tratado com respeito.

Ou seja, alunos da área de saúde principalmente que estão tendo suas aulas de anatomia com cadáveres animais… nada de ficar tirando fotos, fazendo gracinhas, como se fosse ali apenas um boneco de pano que não merece o mínimo respeito por estar inanimado.

2.As cenas de violência de que os animais são vítimas devem de ser interditas no cinema e na televisão, salvo se elas tiverem por fim demonstrar um atentado aos direitos do animal. 

Artigo 14º 

1.Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem estar representados a nível governamental.

2.Os direitos do animal devem ser defendidos pela lei como os direitos do homem.

 

 

 

blogamanha11

25 de abril de 2011

Responsabilidades e devaneios

Em tudo na nossa vida temos que ter responsabilidade, assumir por nossas escolhas. Desde a escola que sabemos que por exemplo, se formos pegos pescando do colega a professora poderá tomar a nossa prova e dar um belo zero.

Se quebrarmos aquele vaso carérrerrimo da nossa mãe que ela tanto mandou a gente ficar longe, com certeza no mínimo ouviremos um grito de estremecer as pernas.

Quando pensamos em ter um cão, é a mesma coisa. Quando pensamos em ter mais que um cão, a responsabilidade dobra. Parece que a cada cão que temos a responsabilidade é por dois.

Se você vai viajar, ou você inclui no orçamento deixar o seu pet em um hotel, ou você tem um amigo muito bonzinho que irá vir dar comida e ainda fazer uma afago, ou leva o pet com todo risco e custo que isso causar. Um pet é uma vida, é um ser sensciente. Não é um brinquedo que damos corda quando queremos e jogamos pelo meio da casa quando não queremos mais.

A escolha de tê-lo em sua casa, foi sua, não dele. Por ele, ele continuaria com a mãe dele e os irmãos por um bom tempo. Se você o achou fofo e agiu por impulso, me desculpe o problema é todo seu.

Quando você então toma a decisão de doar um cão, você continua sendo responsável por ele. Você tem o DEVER de procurar saber como ele está, se está sendo bem tratado, se está doente, se o proprietário está sabendo lidar com as manias que você incutiu no cão quando moravam juntos e todas as outras coisas que forem necessárias. Se pessoas jogam fora crianças, o problema é delas. Você não pode ser cretino a ponto de abandonar um animal no meio da rua porque simplesmente enjoou dele. Você não tem o direito de “se livrar” do animal.

E quer saber mais? Eu não desejo felicidade a você que faz isso. Tenho o caso de uma pessoa que doou um cão para o meu cunhado e manteve contato por mais de quarenta dias quase que diário, e eu fiz questão que ela soubesse de cada prato que ele quebrou, cada alegria que ele nos deu, cada fato engraçado que passamos com ele. Fiz questão de mandar fotos, de dar notícias, de deixar as portas abertas para quando ela bem entendesse abraçasse o amigo dela que ela tanto ama mas que os empecilhos que a vida nos coloca fez com que tivesse que se separar. E por outro lado, tenho uma conhecida, que comprou um mestiço de York por impulso e futilidade e simplesmente quis se livrar do cachorro a qualquer custo quando o brinquedinho passou a mostrar que é um ser vivo, que tem sistema digestivo, pêlos alergênicos à crianças. Ela fez o que quis, mas também ouviu o que não quis.

Não me venha cobrar que eu goste menos dos meus cães. Porque se tirei dois da rua, da morte, dos maus tratos, foi porque quis. Se brigo com minha família, aturo humilhações, brigo com o mundo por eles é porque tenho noção de toda responsabilidade que me cabe. Desde um latido que ele dá, até uma dor que ele sente.

IMG_1975

 

Aos meus amores e filhos caninos, o meu eterno amor e responsabilidade.

 

Ps.: sei que estou sumida mas a faculdade anda me consumindo. Juro que vou tentar voltar. Aos leitores, o mundo pet só tem agradecer a vocês pelo carinho e sinceridade. Amamos vocês.

3 de março de 2011

E quem é o bandido?

 

Esse post é antigo, mas se torna atual devido às ultimas notícias.

 

Pit bull ataca e fere homem de 69 anos em Minas Gerais

Um homem de 69 anos foi atacado por um cachorro da raça pit bull, em Divinópolis, em Minas Gerais. O idoso sofreu vários ferimentos no rosto e teve parte de um dedo da mão esquerda arrancado nesta terça-feira.

Ele foi atacado quando caminhava perto de uma obra abandonada, onde o animal vivia solto há mais de um ano. O cão fugiu e os policiais atiraram mais de 14 vezes contra ele. Ferido, o animal foi capturado em um sacolão.

O pit bull não morreu e foi levado para o setor de zoonoses da cidade. De acordo com a Polícia Militar, o proprietário da obra vai ser responsabilizado pelo acidente.

O aposentado foi levado para o Pronto-Socorro Regional de Divinópolis. Ele tem problemas cardíacos e vai passar por uma cirurgia no dedo.

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/brasil/pit-bull-ataca-fere-homem-de-69-anos-em-minas-gerais-1197986.html

O dono? Ninguém falou se foi achado e o porque do cão viver solto. O por que do ataque? Idem! Ele atacava outras pessoas? Foi apenas esse idoso? O ataque foi gratuito? E ele vivia solto nesse terreno, e havia comida, agua, carinho, contato com humanos, educação?

Mas o cão foi morto SIM! Que não me venha falar que os CCZ da vida iriam cuidar desse cão e esperar um lar com amor e carinho. E, se eu estou muito revoltada e falando besteira porque o cão passou por cirurgia duvido muito mas tudo bem que descontrole da polícia é esse? Eles estavam perseguindo quem? Um traficante de drogas? Um seria killer? A mãe de Lavínia que matou a própria filha com um cordão de tênis? Ah não, era um cão. Assustado, correndo, ferido e sendo mais uma vez rotulado como vilão.

E a Rede Globo de Televisões mais uma vez vinculou o nome do Pitbull como um cão assassino e extremamente perigoso. Matador de velhinhos indefesos que decerto não deve ter feito nada com o cão.

Ah! Faça-me o favor. Quem não conhece um idoso que implica com cães que jogue a primeira pedra. Não estou falando que é esse o caso, até porque nem na internet consegui mais informações, mas eu conheço vermes que atacam cães a toa, jogando tijolos e tudo que tiver ao seu alcance por simplesmente jogar. Infelizmente nenhum nunca o atacou de volta para desconfigurá-lo.

 

Mas se você, é teleguiado pela mídia, a tia Aline vai te ajudar a conhecer o outro lado do tão temido pitbull.

Primeiro, peço que vejam a nova minissérie do Animal Planet “Pitbulls e condenados”

“Não são muitas as pessoas que dariam uma segunda chance a ex-presidiários, mas eu acredito neles. Os 'bad boys' da sociedade se encontram com os chamados 'bad boys' da comunidade canina - e assim a mágica acontece, pois cada um trás à tona um lado oculto do outro: doce, caloroso e comovente.", afirma Tia.”

Mas, se você simplesmente não pode ou não quer assistir a isso, peço que antes de julgar e falar mal por informações que a mídia lhe botou na cabeça você dê uma olhada no site da Pitcão onde mostra cães que foram postos pra rinha, que quase foram mortos porque perderam a luta e que sofreram as maiores barbaridades do mundo sendo por serem calmos e amáveis. Ah! E por favor não vem me dizer que é exceção..

Porque não é possível que essa ONG mantenha-se de pé, com funcionários inteiros e uma idealizadora viva, sendo que o pitbull é esse assassino todo que a TV Globosta.

 

Pensar, nunca fez mal.

Se informar antes de julgar, também não!

pitbull

1 de março de 2011

Receita Óleo de Coco

 

Ingredientes

  • 2 coco secos

Materiais

  • Liquidificador
  • Faca afiada

Modo de Fazer

  • Quebre o coco em cima duma bacia e guarde a água do coco
  • Descasque os cocos (para os inexperientes como eu, coloque os pedaços uns 10 a 15 minutos no forno. Isso fará com que seja mais fácil que o coco saia da casca dura)
  • Tire a parte marrom que sobrou no coco a fim de deixá-lo totalmente descascadoImagem 107
  • Corte os cocos bem fininhos, ou bem pequenos (eu prefiro em lâminas bem fininhas)Imagem 108
  • Despeje os pedaços dos cocos no liquidificador 
  • Despeje a água do coco e bata

Imagem 111

aqui já é o coco batido, rebatendo com o restinho de coco que sobrou

  • Se perceber que ficou pouca água, complete com água filtrada
  • Coe a pasta que formará, ajude com uma colher ou com a própria mão limpaImagem 110
  • Despeje o líquido dentro duma jarra e leve a geladeira
  • Espere um dia a três (se n for ansiosa como eu) e retire a camada branca que ficará por cima

25022011324

Prontinho, seu óleo está pronto para ser usado.

Imagem 090

Em outro post falarei dos benefícios do óleo de coco, mas por enquanto deixo vocês com o artigo no site cachorro verde.

Iogurte Natural

 

O Iogurte Natural tem diversos benefícios (como fonte de Prebiotico por exemplo) e é inclusão certa na comida dos meus monstrinhos.

Vi algumas receitas de iogurte caseiro e como a concorrência aqui em casa é forte com o iogurte deles, resolvi fazer em casa porque economizo e não me estresso.

Em todas as receitas que eu vi diziam que eu não podia fazer com leite de caixinha normal, mas como eu não sabia onde vendia outro, eu usei ele mesmo.

 

Materiais:

1L de Leite IntegralImagem 099

250 ml de Iogurte Natural (eu usei mais porque gosto beeem grossinho)

1 Panela Grande

1 Colher para mexer ao final

1 Dedinho mindinho rs

 

Modo de Preparar:

Despeje o Leite na Panela e leve ao fogo.

Deixe seu dedinho mindinho dentro da Panela (LIMPO pelo amor de Deus né?) e quando você gritar “Ai” você desliga (tecnicamente falando, o leite deve estar numa temperatura que você suporte)

Despeje o Iogurte Natural e mecha bem.

Despeje o conteúdo em uma jarra e abafe ela toda. Eu abafei com um monte de pano de prato e coloquei dentro do forno.

Deixe por 8 a 11hrs para coalhar, e pronto.

Quando o iogurte estiver acabando separe uma quantidade para reutilizar na mesma receita. Não precisa utilizar o iogurte comercial de novo.

Fácil né?

 

Oh o resultado:

Imagem 100

Imagem 102

Imagem 103

oh como fica grossinho

 

O gosto é exatamente o mesmo.

Bom apetite para você e pro seu peludo.

28 de fevereiro de 2011

Prebiotico,um aliado na imunidade e bem estar

 

O que são Prebioticos?

São compostos não digeríveis pelas enzimas do intestino delgado que são fermentados no trato gastro intestinal estimulando a proliferação de bactérias benéficas no cólon, que auxiliam na saúde intestinal do indivíduo. (1,2,4)

Além disso, ela ajuda com que os probioticos (que são assunto para um próximo post) sobrevivam e colonizem mais o trato gastro intestinal dos animais, fazendo assim com que todos os benefícios dos probióticos aumente. (4)

Os oligossacarídeos não digestíveis tem sido utilizados como prebióticos devido a sua maior seletividade fermentativa (1)

Acredita-se que alguns oligossacarídeos tem efeito prebiótico. Os oligossacarídeos mais utilizados com essa função são os glicoligossacarídeos (GOS), lactoligossacarídeos, xiloligossacarídeos (XOS),frutoligossacarídeos (FOS)  e mananoligossacarídeos (MOS). Dentre esses, os que mais vem apresentado resultados bons em cães são o FOS e o MOS.(4)

Fontes naturais desses oligossacarideos não digestíveis são o leite, os vegetais, parede celular de leveduras(1)

Quando adicionados à dieta, a sua especificidade fermentativa estimula a produção de ácidos orgânicos como o láctico e acético. Com isso, o ph intestinal diminui e inibem a proliferação de microorganismos nocivos como Sallmonela spp. Escherichia colli, Clostridium sp. e vários outros. (1)

FOS (frutoligossacarídeos)

Prebioticos-300x198 Ocorrem naturalmente na maioria dos vegetais, grãos e frutas. (4) Dentre esses, vegetais são comuns na beterraba, no alho, na alcachofra, no trigo, no tomate, na chicória e no aspargo. Também estão presentes no açúcar mascavo e no mel. (4)

(Salpicar os vegetais dos peludos saudáveis e no peso ideal que comem alimentação natural caseira com açúcar mascavo é uma boa alternativa, )

Aline Viena de Souza

Eles são altamente fermentáveis por bactérias que habitam o intestino dos cães, porém, a Salmonella sp. e E. coli não conseguem fermentá-la. Sendo assim, os FOS auxiliam na proliferação de microorganismos benéficos em detrimento dos patogênicos como os citados anteriormente. (4)

 

MOS(Mananoligossacarídeos) 

496f31097c

fonte: http://www.suinos.com.br/fotos_noticias/496f31097c.jpg

fungos2

 Sacharomyces cerevisae fonte: http://www.br-business.com.br/port/images/fungos2.jpg

São encontrados nas paredes celulares de leveduras como da Sacharomyces cerevisae (4)

São fermentados moderadamente por Lactobacillus que habitam o cólon do indivíduo e modulam o sistema imunológico e a microbiota intestinal ligando-se aos microorganismos e conservando a integridade das superfícies de absorção do intestino. (4)

Como as bactérias como Salmonella sp. e Escherichia coli agem aderindo-se a mucosa, uma vez que o MOS “se liga antes” não permite assim com que as bactérias adiram à mucosa e consequentemente provoque algum malefício à saúde do indivíduo. (4)

Os MOS são capazes de ativar macrófagos (células de defesa) e provocam a liberação de citoquinas auxiliando na comunicação entre as células de defesa e fortalecendo a “luta contra os invasores maléficos”. (4)

 

Benefícios dos Prebióticos

Eles melhoram o sistema imune, melhora a absorção dos nutrientes e melhora a digestão dos alimentos.(1)

O organismo de humanos e animais quando nascem são estéreis e logo são colonizados por microorganismos nocivos e benéficos. Os benéficos além de ajudar na absorção dos alimentos e na digestão dos mesmos, produzem vitaminas que serão utilizados pelo indivíduo. Por competição, os microorganismos benéficos excluem os nocivos.(1) Bactérias que habitam o trato gastro-intestinal do indivíduo promovem diversos benefícios como a síntese de vitaminas e minerais (bactérias do gênero Bacteroidaceae, Bifidobacterium, Spirillaceae e Escherichia coli.), auxiliar na absorção dos alimentos (Bacteroidaceae, Lactobacillus e Bifidobacterium), prevenção da colonização de microorganismos que causam malefícios ao organismo (Bacteroidaceae, Peptostreptococus, Eubacterium, Lactobacillus, Bifidobacterium e Spirillacea) e limitam a ação dos microorganismos maléficos que conseguem por acaso “entrar” no organismo (todas citadas anteriormente). (4)

Como é que ela influencia na imunidade?

As bactérias que crescem através do estímulo dos probióticos produzem ácido láctico, que produzem substâncias como os lipopolissacarídeos, peptideoglicanas, e ácidos lipoprotéicos que são importantes aliados na estimulação do sistema imune. Essas substâncias produzem citoquinas (células responsáveis pela comunicação das células imunitárias (3)) e ajudam na fagocitose de células macrofágicas e induzem na síntese de grandes quantidades de imunoglobulinas, principalmente, as de tipo IgA.(1,3,4)

 

Quem deve receber?

TODOS. Mas principalmente os filhotes, animais em estresse fisiológico, gestantes, animais em tratamento com antibióticos (nesses o melhor a ser utilizado é uma fonte simbiótica de probioticos com prebioticos). (1,4)

Onde encontrar?

Além das fontes naturais já citadas anteriormente, você pode encontrar em bebidas lácteas como iogurtes naturais.

yacult

Produtos pet da linha organnact também possuem em toda sua linha Sacharomyces cerevisae. Agora, eles lançaram uma linha de suplementos em forma de palito. Esses palitos além de serem totalmente de fibra vegetal (proteína texturizada de soja) ainda possuem a combinação de pre e probióticos, dando saúde ao mesmo tempo que diverte os cães.

GUIA-PET-Familia_Palitos_Organnact-_voce_da_carinho,_ele_ganha_saude_-096cdfcdd9

 

Referências

1.SILVA, Leilla Picolli da, NÖRNBERG, José de Laerte. Prebióticos na alimentação de não ruminantes. Ciência Rural, v.33, n5, Santa Maria, 2003.

2.SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e Prebióticos: o estado da arte. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, v.42, n.1, 2006.

3.http://www.myeloma-euronet.org/pt/multiple-myeloma/glossary.php

4. FÉLIX, Ananda Portella. Avaliação de aditivos sobre as características das fezes de cães. Dissertação de Mestrado. 68f, Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2009.