26 de fevereiro de 2011

Pânico: sons, fogos e tempestades


Oi gente!!!


Uma das coisas que mais pessoas vêm me perguntar é sobre cães que tem verdadeiro pânico de sons, fogos, trovões e tempestades. E como, infelizmente, eu tenho experiêncianessa área com muitos dos meus cães, tenho boas e simples dicas que tem ajudado alguns amigos meus e espero que ajudem vocês!!!


Existe muito material na net sobre isso. Diversos protocolos complicadíssimos que exigem um bando de coisas que nem todo mundo tem ou tem a possibilidade de conseguir. As dicas vão desde treinamentos semi-profissionais com clicker (que são excelentes mas nada fáceis de aprender) até o uso de medicamentos e drogas que fazem mais mal ao cão que o próprio stress!!! Sempre passando, claro, pela história do "alfa dominante", que nesses casos não só não ajuda como já vi e ouvi muito marmanjo tomando mordida por conta disso.


E nesse sentido não tem como não lembrar da história do Marley, que no livro é possível imaginar todo o desespero do cão e dos donos, mas no filme não ficou tão bem retratado. Para quem leu o livro notou que eles tentaram de tudo: treinamento, isolamento, afagos, dominação, brinquedos.......... tudo! Até que resolveram drogar o cão com calmantes sempre que uma tempestade se aproximasse.


Pessoalmente, não poderia ficar mais revoltada com essa opção! Não que eu seja contra tratar cães com medicamentos, existem desvios que só podem ser tratados assim! Mas nesse caso, eu encontrei outras soluções que considero preferíveis para os meus cães. Até porque, no caso do Marley, como se trata de uma história real, tudo que podia dar errado.... deu!


Eles se tornaram escravos do clima, qualquer tempestade que se aproximasse tinham que dar remédio para o cão; o cão ficou cada vez mais ansioso, mesmo sem ser em hora de tempestade; o cão ficou dependente do remédio e não tinha condições nenhuma de enfrentar uma tempestade sem ele; o dia que eles viajaram ou que não estavam em casa e choveu, o cão destruiu tudo e se machucou bastante!!!


Ou seja... pra mim, não foi uma solução, só aumentou o problema! Para não falar o mal que o excesso de medicamentos pode causar!!!



Então vou ensinar vocês algumas coisas que meus cães me ensinaram sobre o que fazer e o que não fazer quando eles estão com medo de coisas que não podemos controlar:


O que você NUNCA deve fazer:


- Não brigue, puxe, tracione com a guia, espante ou obstrua a passagem de um cão em pânico. Além de piorar a situação, você pode tomar uma mordida, por mais que seu cão goste de você, ele está fora de si. De preferência nem encoste nele.


- Não afague, coloque no colo ou fique grudado nele. Isso pode gerar uma dependência e, quando você não tiver lá e ele não terá solução.


- Não demonstre ansiedade, preocupação ou nervosismo. Andar para um lado e para o outro, toda hora ir lá olhar para ele, falar alto, falar fino, gritar, ficar com "dozinho" fazendo carinho toda hora.



O que eu recomendo que funcionou muito bem para mim:


Arrume uma casinha de cachorro, caixa ou algum canto da casa que seja só dele. Tem que ser fechado, com uma entrada só e um lugar isolado, que não seja caminho de ninguém e fique o mais tranquilo possível, longe de muito barulho da rua e gente estranha. Se for o canil dele, tanto melhor!


Durante os dias normais, ensine a ele que esse é o lugar mais legal do mundo. Dê comida, petiscos, encoraje ele a entrar e a dormir lá. Dê muita atenção a ele lá dentro, muito carinho mesmo. Até que esse seja "o lugar dele", que ele escolha ficar, que tenha paz.


Quando a tempestade ou os fogos começarem, leve ele, chamando, oferecendo petiscos e mostrando animação até a casinha. Deixe que entre, faça um carinho, elogie e se afaste. Mas fique um pouco por perto. Se ele sair, convide a voltar, mas sem encostar ou falar fino ou alto. Se ele ficar lá, vá se afastando aos poucos até poder deixar ele lá.




Os efeitos são melhores se a toquinha ficar perto de onde ele possa ouvir a voz dos donos conversando. A minha cadela tem 2 toquinhas: uma ao lado da sala e outra ao lado da cozinha. Ela, que entrava em panico, corria, se debatia e se machucava todo o ano novo, agora dorme feliz dentro da casinha ouvindo a gente conversar até os fogos acabarem!!!



Por que isso vai funcionar?


É natural sentir medo, epecialmente do que não conhecemos. Animais selvagens são bem "medrosos", e é isso que os mantém vivos: qualquer sinal de perigo se escondem! Com a domesticação tendemos a selecionar cães que não demonstrem tanto medo, ou até que ignorem estrondos. Só que alguns cães nascem como seus ancestrais e são sensíveis a esses sons. Outros ainda tem algum tipo de trauma, mas de um jeito ou de outro, a solução é a mesma!


Ter medo é natural, mas não é ele que causa o stress! O que causa o stress e libera todas as substâncias que fazem mal ao corpo é a falta de solução e o tempo que dura o problema. Se um cão souber que tem um lugar só dele, seguro, uma toquinha em que nada poderá acontecer com ele, não passará mais stress da mesma maneira! Estará protegido como seus ancestrais que faziam suas tocas para se proteger, ou um filhote que vai para perto da mãe.


O medo continua??? Claro! Mas você não terá um cão com um ataque de pânico se machucando e nervoso. Ele vai ouvir os barulhos ou sentir a chuva e vai, sem dificuldade, achar sua toquinha, deitar, esperar passar. Com o tempo será como a minha: mesmo sem remédio vai dormir até o ano novo chegar e ninguém mais soltar fogos! hehehehe


Sem remédios, sem forçar, sem mordidas, sem noites mal dormidas, sem depedência e sem mimimi!!!

2 comentários:

  1. Quando eu era criança, lá em casa tinha um fila brasileiro. ENOOOOOOOOOOOOOOOOOORME. Mais dócil que um shih tzu. kkkk

    E o bichinho MORRIA de medo de tempestades. Quando começava a trovejar ou época de São João ele ia para debaixo de alguma cama, ficava e dormia por ali mesmo. Só saia no outro dia. Cansamos de dormir com Danger no quarto ;)

    Saudaaade dele :( Ele era fila mais vivia dentro de casa, solto como se fosse um poodle. hehehehe A casa com 4 crianças: eu, duas irmãs e uma prima. E ele, nem cm tanto medo, nunca fez nada com ninguém. =)

    ResponderExcluir
  2. aaaah! tamanho não é documento! hahahaha qdo eu tinha uns 6 anos tinha um mestiço de pointer macho q ficava com tanto medo que virava uma bolinha no meu colo!!! ele era o dobro do meu tamanho e eu ficava sufocada e feliz ali embaixo dele!!! hahahahaha

    assim, se o cão escolher uma toca para si e puder ficar lá, deixa ele quieto, tanto melhor! mas se o cão entra onde não pode ficar, feito a minha, faça uma toquinha como eu disse! a minha medrosinha atual tem uma casinha de madeira...

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.