2 de fevereiro de 2011

Encontrei seu cão

Recebi esse texto por e-mail e resolvi compartilhar com vocês. É emocionante.                           

 

ENCONTREI SEU CÃO
              (autor desconhecido) – Radio Globo em 23/07/05
  Hoje encontrei seu cão. Não, ele não foi adotado por ninguém. Aqui por
  perto, a maioria das pessoas já têm vários cães; aqueles que não têm
nenhum, não querem um cão. Acho que você esperava que ele encontrasse um
bom lar quando o abandonou aqui. Mas ele não encontrou. Quando o vi pela
primeira vez, ele estava próximo a minha casa... estava sozinho, com sede,
magro e mancava por causa de um machucado na pata. Eu queria tanto ser você
naquele momento em que parei na frente dele só para ver sua cauda abanando
e seus olhos brilhando ao pular nos seus braços, pois ele sabia que você o
  encontraria, sabia que você não esqueceria dele
. Queria ver o perdão em
  seus olhos pelo sofrimento e pela dor por que ele havia passado em sua
          jornada sem fim, à sua procura...
Mas eu não era você.
E, apesar das minhas tentativas de convencê-lo a se aproximar, seus olhos
viam um estranho. Ele não confiava em mim.  Ele virou as costas e seguiu
seu caminho, pois tinha certeza de que esse caminho o levaria a você. Ele
  não entende que você não está procurando por ele. Ele   sabe apenas que
  precisa te encontrar. Isso é mais importante do que comida, água ou o
                  estranho que pode lhe dar essas coisas.
  Percebi que seria inútil tentar persuadi-lo ou segui-lo. Fui para casa,
enchi um balde d'água e uma vasilha de comida e voltei para o lugar onde o
havia encontrado. Não havia nem sinal dele, mas deixei a água e a comida
  debaixo da árvore onde ele havia buscado abrigo do sol e um pouco de
descanso. Veja bem, ele não é um cão selvagem. Ao domesticá-lo, você tirou
dele o instinto de sobrevivência . Ele só sabe que precisa caminhar o dia
todo. Ele não sabe que o sol e o calor podem custar-lhe a vida. Ele só sabe
                        que precisa encontrar você.
Aguardei na esperança de que voltasse para buscar abrigo sob a árvore, na
esperança de que a água e a comida, que havia trazido,  fizessem com que
  confiasse em mim e eu pudesse levá-lo para casa, cuidar do machucado da
  pata, dar-lhe um canto fresco para se deitar e ajudá-lo a entender que
              agora você não faria mais parte de sua vida.
  Ele não voltou aquela manhã e, quando a noite caiu, a água e a comida
  permaneciam intocadas. Fiquei preocupada. Você deve saber que poucas
pessoas tentariam ajudar seu cão. Algumas o enxotariam, outras chamariam a
  carrocinha, que lhe daria o destino do qual você nem se importou que
                            pudesse acontecer.
Voltei   na manhã seguinte e vi que a água e a comida permaneciam intactas.
  Ah, se você estivesse aqui para chamar seu nome! Sua voz é tão familiar
                                para ele.
Comecei a ir na direção que ele havia tomado ontem, sem muita esperança de
encontrá-lo. Ele estava tão desesperado para te encontrar, que seria capaz
            de caminhar muitos quilômetros sem se dar conta.
  A uma boa distância do local onde eu o havia visto pela primeira vez,
finalmente encontrei seu cão. A sede não o atormentava mais. Sua fome havia
    desaparecido e suas dores haviam passado. O machucado da pata não o
  incomodava mais. Agora seu cão está livre de todo  sofrimento. Seu cão
                                  morreu.
Ajoelhei-me ao lado dele e amaldiçoei você por não estar aqui ontem para
que eu pudesse ver o brilho, por um instante sequer, naqueles olhos vazios.
Rezei pelo seu cão, pedindo que sua jornada o tenha levado àquele lugar no
céu que ele merecia. Se você soubesse por quanta coisa ele passou... E eu
sofro, pois sei que, se ele acordasse agora, e se eu fosse você, seus olhos
brilhariam ao reconhecê-lo, ele abanaria sua cauda, perdoando-o por tê-lo
                                abandonado.

cao_abandonado14

 

 

 

 

Esse texto é muito emocionante e é o que eu sinto cada vez que vejo um animal abandonado.

Abandonar animais é crime previsto por lei.

Tenha consciência antes de adquirir um cão, ele vive 15 anos ou mais e precisará de um dono responsável para tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.