17 de maio de 2010

Questão estatística

Depois que entrei em veterinária e adotei o Pepê, eu me envolvi muito com doações a adoções de cães.
Já consegui algumas poucas doações de cães que me emocionam muito quando vejo as fotos deles em seus lares felizes, assim como também adotei dois(e daí não passa)
Mas o que me fez fazer esse post hoje, não foi isso..foi uma situação que ocorreu no hospmev hoje e me fez "virar a baiana".

Um senhor queria adotar um Cachorro MACHO e já tinha uma fêmea. Mas ele falava muito incisivamente que queria um macho e por acaso como toda semana tinha dois filhotinhos de uma ninhada de menos de 1 mês que foram abandonados por lá.
E eu por acaso estava com uma fêmea no colo e o mostrei. Ele insistiu no macho e aquilo me deixou meio nervosa.
Quando eu perguntei o porquê dele querer um macho ele me disse que é porque tem uma fêmea em casa que resgatou da rua. Quando perguntei-o se ele queria reproduzir, ele me respondeu:

"é..vou colocar ela pra ter uma cria e castrar!"

Tentei conscientizar o rapaz sobre as possíveis consequências que isso causaria que nem todos tinham o mesmo bom coração que ele, e que muitos, por mais que ele achasse que fossem boas pessoas, iriam abandonar o cão na primeira oportunidade.
Um estagiário revoltadozinho me disse que eu estava errada e que parecia que eu não queria que o cão fosse doado.

Oras.. se hoje eu doo um cão que irá para reprodução, sendo ele de grande porte e a fêmea também, eu sei que daqui a no máximo um ano haverão alguns cãezinhos a mais pela cidade.
E também sei que nem todo mundo se importa com a vida dos cães e quando o primeiro quebrar a primeira coisa em casa, o cão irá para a rua. E aí, vem outro ciclo de abandono, descaso, dor de cabeça para cuidar, abrigar, doar.
Então, é uma relação estatística.. hoje eu doo um, para amanhã resgatar 5, 6 ou até 10.


Quando você quer doar um cão é porque você quer o melhor pra ele do que estar na rua, correto?Você quer diminuir a quantidade de cães de rua e sem lares, certo?

Então, o mínimo que se pode ter, é cuidado e orientar o proprietário para não cruzar o cão, se tiver um casal..castrar, ter posse responsável.

E..francamente? Eu não confio na minha família para doar os cães, #quedirá em pessoas que eu nunca vi antes.

Enfim.. o cão continua para adoção e em breve coloco uma foto da coisinha mais gostosa da minha vida para vocês verem.

Um comentário:

  1. Esses dentinhos que ele mostra são demais!
    Adorei a postagem.
    Lambidinhas de carinho

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.