Tratar a liderança como se fosse algo místico, especial, supra-sumo, acima de tudo, um talento nascido com a pessoa, um tipo de dom divino. E esse nunca foi o caso, apesar de ter quem interprete assim!
Quando eu falei de mostrar ao seu cão que ele pode e deve confiar em você, que tudo ia acabar bem, é sabendo que nem sempre as coisas acabam bem e independem da gente!!! Um líder deve demonstrar confiança, tranquilidade (assertividade? hehehe). É algo a ser trabalhado e não um poder xamanico surgido com o nascimento. É a habilidade de tirar o melhor do que é possível naquele momento!
Por exemplo, quando a minha cadelinha, a xena, ficou cega, eu fiquei muito triste e, ao vê-la desesperada e nervosa, botei ela no colo, abracei forte e prometi resolver aquilo, que logo logo ela estaria normal. Infelizmente não foi possível, a cegueira dela foi irreversível. E não houve nada que eu pudesse fazer! Foi uma das constatações mais tristes da minha vida. Sofri muito.
E isso quer dizer o que? Final triste? Claro que não! Eu não posso fazer ela voltar a enxergar mas posso fazer ela ser capaz de fazer tudo que fazia antes e ser ainda mais feliz!
Ensinei ela a subir escadas:
e a passear junto aos outros cães:
Não é o final que eu queria para ela, mas é o melhor que pudemos alcançar juntas e isso que seu cão espera do líder que ele vai seguir e ajudar ele a superar os medos e desafios: alguém capaz de amá-lo sempre, muito, incondicionalmente e que sempre arrumará um jeito de deixá-lo mais feliz. Galera, não se cobre tanto! Nós temos pets! Eles estão ali como momento de tranquilidade, alegria, paz, contato com a Natureza. Aproveitem! Sem neuroses!!! A gente dá comandos
Desneurotizei devidamente!!!! Um dia acerto!
ResponderExcluir