29 de julho de 2010

A hora certa..

A hora certa de se chamar um adestrador, as vezes é uma linha bem tênue de se entender.
O ideal seria que todos os leigos assim que adquirissem seus cães, já o fizesse. Mas, nem todos (me incluindo nessa) acham necessário chamar de imediata um adestrador.
Afinal, são tantas dicas na internet, tantos livros e vídeos de como se demonstrar dominância e pedir obediência à seus cães que as pessoas acham desnecessário pagar para uma pessoa lhe passar o que os vídeos/livros/fóruns no orkut lhe ensinaram.
Ledo engano!
E quem vos fala está passando na pele exatamente agora o preço desse engano.
Cheguei no meu limite, e reconheço. Todas as dicas, todas as leituras tem sido inúteis no caso do Frederico.
Por mais que eu faça tudo direitinho (a meu ver) ele continua rosnando/latindo/avançando nas pessoas na rua e isso já está tomando meu nervo.
Sou por natureza estourada e parto para ignorância quando algo me irrita demais.. porém.. não quero fazer isso com meu cão pois ele não entende o que eu falo..e se ele não entende, é porque eu não sei me comunicar com ele, não o contrário.
Eu escolhi tê-lo em minha casa e torná-lo membro de uma familia humana e canina. Portanto, eu como líder (e mãe substituta) devo ensinar os modos a ele.
Mas como fazer isso, quando não se percebe onde está errando?
Buscando um profissional.
Além de ser uma pessoa de fora, é uma pessoa que além de teoria, tem prática também.
Teoria tenho livros e mais livros, leituras e mais leituras, discussões e mais discussões, mas francamente? Não tenho prática nenhuma!
Algumas técnicas que aprendi na teoria, me ajudaram a educar meus outros cães em vários sentidos. O pê HOJE não tenho do que reclamar.
Um cão obediente, apesar do seu temperamento intepestivo.

Cheguei ao ponto do Frederico me morder, e aí, a coisa está MUITO feia.
Um subordinado nunca deve agredir o seu líder, e eu que devo ser a líder, não o contrário.
Ser líder não é só o que vemos no Cesar Millan, vejo como ser líder como a Dra. Temple Grandin coloca em seu livro, vejo como liderança de cães o papel de pais substitutos. Não é controlar o tempo todo todos os comportamentos do meu cão, mas é saber educá-lo para em momentos específicos ele saiba me obedecer, porque afinal, uma criança que não obedece a mãe não tem culpa nenhuma, apenas tem uma mãe que não soube dá-lo disciplina.

Por isso, pesso a todos vocês que por um momento reflitam:
está na hora de contratar um profissional?

Por que meus amigos, adestramento é muito mais do que "senta" e "deita", é saber educar seres que dependem exclusivamente de nós para tudo.
Portanto, nada mais justo do que educá-los e torná-los aptos à convivência junto àos meus amigos e visitantes e tornar do meu cão, um cão ao menos, agradável.
Ele não é obrigado a gostar de toques, brincadeiras e chamegos de estranhos.. não mesmo!
Ele apenas é obrigado a se portar de maneira educada e gentil próximo de quem eu gosto e quero estar, e não, pular e querer morder qualquer um que não seja do seu convívio.

A culpa é minha, eu sei. Porém estou correndo atrás do meu erro.. e você? Está correndo atrás?
Por que antes de castrar ou dar florais a seu cão, não entra em contato com um comportamentalista animal que poderá lhe dar diretrizes de comportamento para o seu cão?

Você e o seu cão merecem!
Pensem nisso!




esse é o motivo da minha dor de cabeça.. Frederico.








7 comentários:

  1. Oi Aline,

    sou adestradora e entendo bem o que você quis trazer para nós leitores do seu blog!!! As coisas funcionam bem assim como você falou, precisa ter um filen para a comunicação entre cão e homem. Acredito e indico a todos os meus clientes as leituras, principalmente Cesar Millan e Alexandre Rossi, pois ajuda bastante para o fim da psicologia humana em cães ( que só atrapalham a comunicação). www.donododono.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina,
    Ele te mordeu???
    Foi forte?
    O que aconteceu???
    Qual a situação que rolou a mordida?

    Putz, que situação!

    ResponderExcluir
  3. nao Tu.. n foi forte..
    eu que usei de força bruta e ele como filhote que é tentou se defender..
    eu q n soube me comunicar, mas isso ja aconteceu duas vezes.. essa é a segunda. da primeira foi pq eu queria forçar qele ficasse quieto pra eu pôr a coleiraa q pegou na boca dele..
    ele ficou bem assustadooo e me mordeu pra eu parar de apertar ele..igual a hoje.

    percebe onde está o erro?

    ResponderExcluir
  4. Milene, obrigadaa pela visita.
    sim.. os livros são bons.. mas a pratica, alguem olhando, entendendo onde vc está errando..é outra coisa. até porque o ser humano tem mania de se achar superior e por isso cega-se diante de seus erros. por mais q leia, sempre acha "ah..mas eu nao faço isso"

    ResponderExcluir
  5. Crianças humanas vão à escola para adquirir conhecimento. Crianças caninas também deveriam ir. Levei meu primeiro cão para a escolinha de adestramento e agility e agora não consigo mais imaginar a possibilidade de não fazer o mesmo com todos os meus cães. Atualmente são 3, todos vão à escolinha, que ainda é um lugar perfeito para que façam amigos caninos. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Rachel..vc mora onde? Aqui em ssa nao tem agility, nem escolinhas.. =//
    to querendo "montar" uma "escolinha" aqui.. mas.. é mei difciil.. 18 anos, estudante, filha de pais que ralam bastante pra ter uma vida confortável..
    falei com a dona de um pet que conheço..ela ficou de pensar na ideia!
    quanto ao agility..to querendo tomar curso..alguém ai sabe me dizer onde tem?
    mas eu só poderia lá pra dezembro, janeiro..enfim..

    Obrigada pela visita e sim..caninos precisam de escolinha!

    ResponderExcluir
  7. OBAAAAAA tem o TUDO DE CAOOOO oras, Saroca!

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.