21 de março de 2010

Diabetes em cães

A Diabete Mellitus é uma doença de ocorrencia ainda moderada em cães.
Trata-se de uma doena causada pela incapacidade das ilhotas pancreáticas em secretar insulina e/ou de ação deficiente da insulina nos tecidos.
Mas, o que é insulina?
A insulina é uma enzima que é secretada constantemente pelas células beta do pâncreas com o seu nível de secreção aumentado após ingestão de alimentos e diminuido em horas de jejum.
Tem como função estimular o metabolismo dos carboidratos e lipídeos e transportar glicose através da membrana plasmática das células sensíveis à insulina, principalmente nas células adiposas e da musculatura esquelética. A insulina também é um potente inibidor da quebra de gordura.
A insulina ajusta o nível de glicose sanguínea com o nível de glicose hepática (do fígado).
As células que são sensíveis à insulina, são comandadas pela hipófise, hormônios adrenal (glândulas adrenais que se localizam acima dos rins) e outros fatores.
Os níveis baixos de insulina tornam os hepatócitos mais sensíveis ao glucagon. O declínio da taxa insulina/glucagon pode causar o aumento da gliconeogênese e a capacidade citogênica dos hepatócitos e abastece os hepatócitos com os precursores necessários para a produção da glicose, mobilizados do músculo e da gordura o que pode causar um aumento na necessidade de insulina.
Entre elas, cita-se o efeito Somogyi (Fenômeno rebote).
O que é isso??
O Efeito Somogyi induz a hiperglicemia por queda na concentração glicêmica menor que 65mg/dl.
O diabete mellitus em cães, pode ser classificado em três grupos com base na capacidade secretória das células beta pancreáticas.

Grupo I que é dependente de insulina.
É a forma mais comum em cães, que se apresentam com uma alta concentração basal de glicose sanguínea, incapazes de responder ao aumento da glicemia com a liberação de insulina.
Envolve as células beta pancreáticas o que resulta na redução da insulina secretada e um aumento da glicemia (hiperglicemia) sensível a insulina (ou seja, abaixa quando há a ingestão de insulina)

Esta doença apresenta-se em seis estágios:

1. Susceptibilidade genética
2. Autoimunidade das células beta. Fatores ambientais mal resolvidos mas que provavelmente estão ligados a medicamentos e agentes infecciosos.
3. Auto-imunidade ativa, mas que mantém a secreção de insulina nos níveis normais.
4.A secreção da insulina vai se perdendo progressivamente.
5. Todos os sintomas começam a aparecer
6. Completa destruição das células beta dos pâncreas.


Grupo II que não é dependente de insulina. Há uma liberação retardada de insulna endógena após estímulo com a glicose.


Grupo III São os cães que tem uma concentração sanguínea de glicose discretamente elevada e uma concentração basal praticamente normal de insulina.
Ele é induzido pelo aumento de concentração de qualquer dos hormônios diabetogênicos (glicocorticóides, adrenalina, glucagon ou hormônio do crescimento) que pode ocorrer pela secreção excessiva ou administração exógena dos mesmos, além de, degradação deficiente dos componentes.

Vários fatores podem ser a origem da diabetes mas os principais são predisposições genéticas, infecções, enfermidades antagônicas da insulina e drogais, ileíte imunomediada e pancreatite.
Também por hiperfunção da hipófise anterior ou córtex adrenal e qualquer outro fator que cause degeneração das Ilhotas de Langerhans (ilhotas do pâncreas).

As raças mais predispostas são o Keeshound, Malamute, Spitz, Golden Retriever, Whippet, Pulik, Cairn Terrier, Schnauzer, Pinscher miniatura, Terrier e SRD.
Uso de anti-concepcionais e fêmeas não castradas sãp fatores de risco para a diabetes.

Pasmem.. o stresse também pode causar diabetes. Por que?? Porque a adrenalina é um hormônio antagonista à insulina e quando estamos stressados (nós, ou os peludos) liberamos grande quantidade do mesmo.

Um dos sintomas da diabetes é a glicosúria, ou seja, presença de açúcar na urina dos aus. Isso ocorre porque com a diminuição da insulina, a utilizada de glicose, aminoácidos e ácidos graxos é diminuido. Então, a glicose vinda da dieta, acumula-se na circulação e sobra para os rins a sua filtração. Os mesmos, ficam hiper cansados e acabam liberando sem filtrar diminui, o que causa a glicosúria.

A glicosúria, causa uma diurese (eliminação de urina) osmótica o que causa a poliúria (aumento na quantidade de urina expelida.)
Para não desidratar, o cão adquire uma polidpsia (aumento do consumo de água) compensatória.
A capacidade da glicose em penetrar nas células do centro de saciedade, está sob influência da insulina. Com a diminuição ou total ausência, diminui-se a sensação de satisfação, o que causa uma polifagia (aumento no consumo de alimento) sem se importar com o aumento de glicose no organismo.

Noossa.. que ciclo hein??

O Tratamento?
Bom, os animais que precisam da insulina começam o tratamento no mesmo dia do diagnóstico. São aplicadas subcutâneamente insulina todos os dias nos dependentes. A dose diminui de acordo com o peso do animal, ou seja, quanto mais pesado (ou maior) menor a quantidade requerida.
A alimentação deve ser trocada para uma específica e deve ser administrada 2 horas antes dos momentos de pico da insulina, ou seja, 4 a 8 horas após para evitar possível hipoglicemia. Os clínicos indicam que é mais fácil controlar uma leve hiperglicemia do que uma hipoglicemia, portanto, as doses iniciais são pequenas para possível reajuste posterior.
O efeito na homeostase pela insulina demora de 2 a 4 dias, sendo as vezes preciso a internação dos animais diagnosticados por esse período para controle do animal pelo médico veterinário.
O local da aplicação deverá varias, portanto a literatura aconselha que o médico veterinário explique ao proprietário do animal a importância de se fazer uma tabela com os valores de glicosúria, cetosúria e glicemia no organismo para um devido controle.

A alimentação deve ser controlada no intuito de controlar a obesidade, que é associada à resistência insulínica.
A rotina de exercícios também é indicada, sendo não indicada perto dos picos da insulina e pouco antes da alimentação.
Também pode-se utilizar de forma oral as medicações contra a diabetes, porém, deve ser concominante com a rotina de exercícios e programa nutricional de perda de peso.

Exercícios regulares também tem mostrado bons resultados na prevenção e auxilio no tratamento da diabetes não insulino dependente.




Laika.. cadelinha para adoção não insulinico dependente. AJude a divulgar.


Referências: Diabete Mellitus em Cães. Acta Veterinária Brasilíca, v.1, n.1, p. 8-22, 2007. Priscilla Fernandes de Faria.

4 comentários:

  1. Nossa quanta coisaaaaa...

    A gente pode ter varias coisinhas que as mamys as vezes nem sabem neh...

    e a Laika um aumor....com certeza logo logo ela consegue uma familia pra dar todo amor e carinho que ela merece.

    lambeijos

    ResponderExcluir
  2. meu cao esta com diabete, ele esta com 12 anos e
    pesa 23 kg, é muito bem cuidado, foi feito o exame de glicemia e o resultado foi 340, começou a usar 10 unid de insulina, mas a diabete continuou a mesma aumentou a dosagem para 20 depois para 25, depois para 30, depois para 35, e a diabete nada de abaixar agora ele esta tomando 35 unids as 11:00 hs e 35 unids as 23:00 hs. mesmo assim ficou cego e sua diabete fica em torno de 250. o que pode ser feito, o veterinario esta com medo de paralizar os rins.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que vc esta aplicando a insulina muito tarde, tente medir logo pela manha em jejum, caso esteja alta tipo 250 de 7 da insulina regular, espere 1 hora e meça novamente a glicemia, dai entao de comida e a insulina normal obviamente numa quantidade menor tipo 22.
      espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Minha cachorrinha a Polly está com diabete,que descobri no começo desce ano,ela comia muito,e bebia muita aguá,começou a comer muito e nada parava em seu estomago,levei ela na vet que fez um monte de exame logo que conheram seu sangue ela fez o teste com aquele aparelho que usamos p/ medir a glicose no sangue e tb foi confirmado pelo teste no laboratorio e logo começou a tomar insulina ela toma 18uni de 12/12h.que agora esta estabelecida.

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.