13 de março de 2010

Filhos sim, por que nao?!


Algumas pessoas me dizem que eu trato meus cães como se eles fossem da família e isso é verdade. Me sinto mãe, irmã, responsável pela saúde e bem estar deles.
Mimo, dou beijo mas uma coisa que não deixo eles esquecerem é da natureza deles.
Como assim?? Primeiramente com a comida, que é natural.. muito perto da que eles comeriam se vivessem na selva.
Não é resto de comida, é comida feita para eles, estudada para que eles possam comer.

Mas uma coisa sempre me incomodou, que é o fato de em algumas situações eles não me respeitarem. Oras, que mãe que aceita que seus filhos a desrespeitem e não obedeçam??
Então, como a mãe neurótica que sou, comecei a comprar livros entrar em comunidades no orkut sobre cães e descobrir um treco chamado "liderança"
No primeiro momento achava aquilo tão autoritário.. mas continuei a ler. E pra mim fez sentido.
Na selva, eles sempre escolhem um líder, que n precisa ser nem o mais forte, nem o que late mais alto muito menos o maior, mas sim, o que sabe mandar, o que tem energia e equilibrio para mandar.

E lendo o livro do César Millan (O encantador de cães e Cães educados, donos felizes) eu pude ver erro por erro meu.
Então, decidi praticar o que ele diz ser o primeiro momento da liderança a "migração"
Mas o que é isso?? Na selva, eles andam por horas a fio até achar um lugar para caçar. Isso faz parte da prática de vida deles.
Então, comecei a fazer isso com o pe. No primeiro dia, andamos uma hora que eu nem notei. Saímos sem compromisso e voltamos ambos felizes.
Incrível como nossa relação se estreita, como parecemos participar da mesma energia. É um momento mágico.



Mas, o que eu faço para ser líder??
PRIMEIRO..saiba que liderança não é nada ruim e que o cão gosta de ter um líder que lhe mostre o que fazer e dê broncas quando necessário.
Não é bater mas sim um olhar, um "pshhh", um "não" na hora certa que mostra pro seu cão "eiii.. aqui o alpha sou eu.. acho bom você respeitar isso!!"

Ser líder, é ser pai, é saber dizer não, é não ter medo de "faniquitos" e respeitar os limites que VOCÊ aceita e os que você NÃO aceita.
A casa é sua, não do seu cão. E isso não o humilha e sim o honra por poder partilhar do seu lar e do seu amor.


Muito amor e lambidas para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.