30 de janeiro de 2010

Pó saudável

Uma amiga muito especial postou a receita de um pó que eu considero uma ótima fonte de suplemento nutricional para aumento de imunidade e fortalecimento dos "peludins".
Quando eu perguntei a minha veterinária (Priscilla Pithon) ela disse: "nossa.. isso é ótimo para cães resgatados com cinomose e na época da vacinação!"
Se eu já n tinha duvidas quanto a dar, agora que me sinto totalmente segura tendo a opinião dela que além de uma amiga é uma ótima "pediatra" competentíssima dos meus filhotes.. Além de aturar e apoiar as minhas "maluquices" naturebas.

Então a receita é essa:


2 xícaras de levedura de cerveja em pó
1 xícara de grânulos de lecitina
¼ de xícara de pó de fucus
2 colheres de sopa de pó de casca de ovo (fonte de cálcio)
1.000mg de vitamina C moída ou ¼ de colher de chá de ascorbato de sódio (opcional)



Diariamente (ou regularmente) ofereça:
1 colher de café rasa para cães de porte pequeno
1 colher de chá rasa para cães de porte médio
1 colher de sobremesa rasa para cães de porte grande
1 colher de sobremesa cheia para cães de porte gigante

A levedura de cerveja em pó é rica em complexo B.
Os grânulos de Lecitina de soja são ricas em inositol, fosfatídios e ácidos graxos poli insaturados essenciais.
O inositol é uma substância que atua como fator de crescimento de animais e microrganismos, frequentemente utilizada como vitamina do complexo B.
Ele é base de inúmeros sinalizadores celulares e mensageiros secundários, estando envolvido em vários processos biológicos, tais como: montagem do citoesqueleto; controle da concentração intracelular do íon Ca2+; manutenção do potencial de membrana das células; modulador da atividade da insulina; quebra das gorduras; redução dos níveis de colesterol no sangue.

Os fosfatídeos são lipídeos polares de grande importância para a estrutura e função das membranas celulares, sendo os mais abundantes lipídeos de membranas, embora não sejam armazenados em grande quantidade.

Os acidos graxos poliinsaturados essenciais são representados pelos ômegas 3 e 6 sendo bom para pele. Nosso corpo não os fabrica, por isso são chamados de essenciais sendo obtidos através da dieta. Eles estão presentes nos oleos vegetais e nos peixes. Os estudos clínicos vem mostrando que os poliinsaturados ômega-3 além de proteger o coração e as artérias, auxiliar na redução do colesterol e triglicérides, manter estáveis os níveis da pressão arterial, fortalecer o sistema imunológico, ser coadjuvante nos tratamentos de pele, podem ainda auxiliar nos tratamentos contra depressão. Pessoas que receberam doses de ômega-3 apresentaram melhora nos sintomas de depressão

O Fucus tem reputação de aliviar reumatismo e azia. Além disso ainda vemos a prevenção de hipertireoidismo, cura do bócio e hipotireoidismo. O intestino também é regulado com a utilização do fucus.
.


O pó da casca de ovo é rica em cálcio e ótimo pro crescimento dos filhotes. veja aqui como conseguir.
Além disso a vitamina C ajuda na melhor absorção do cálcio. Além de ser um ótimo antioxidante dando um up na imunidade.



Como conservar os nutrientes dos suplementos


Guarde o Pó Saudável, o suplemento de ferro ou o frasco de comprimidos multi-vitamínicos-minerais em lugar limpo, fresco e de preferência abrigado da luz solar. Antes de acrescentar os suplementos à refeição, espere a comida esfriar. O calor pode anular as frágeis propriedades nutricionais. A única exceção a essa regra é o pó de casca de ovo, que pode ser adicionado à comida quente ou fria.

Ótimo final de semana para todos.


Referências: Wikipédia
saúde esportiva
Cachorro verde

Um comentário:

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.