15 de janeiro de 2010

Medicina Tradicional Chinesa

Bom, já me apresentei e já disse que sou estudante de veterinária. Porém como proprietária e dona de cães saudáveis, eu reconheço que a medicina veterinária alopática há falhas.
Digo isso porque sabemos que muitos casos são tratados e depois os sintomas voltam com a interrupção do tratamento. E de quem é a culpa?? Do veterinário?? NAO! Ele fez o que estava dentro de suas possibilidades. A culpa é do sistema de cura da alopatia que vê os sintomas e nem sempre a origem. Não olha o corpo como um todo, na forma holística de ser (holos=todo) e sim como partes de um universo solto.

Uma amiga.. a Tula me pediu pra fazer uma introdução sobre MTCV para ela escrever no blog dela, e eu aproveito e vou "assaltar" esse pequeno texto explicativo e postar aqui pra vocês entenderem um pouco como é que a Medicina Tradicional vê o indivíduo


Na CHINA ANTIGA não existiam equipamentos de imagem, seringas ou microscopios eletrônicos para que os médicos pudessem medicar e diagnosticar doenças nos pacientes. Tudo era percebido por observações cautelosas para relacionar os estados externos com os internos do paciente.
A Medicina Tradicional Chinesa é tida como holística, uma vez que holos= todo, a MTCV cuida do corpo como um todo e não como partes.
Os médicos chineses criaram então a Teoria dos Cinco Elementos que consistem em na similaridade do nosso corpo à natureza. Eles consistem de: Terra, Fogo, Madeira, Água e Metal.

Terra liga-se a digestão, que acoplam os orgãos Baço/Pancreas e Estômago.

Metal liga-se a respiração e eliminação tendo como orgãos representantes os Pulmões e Intestino Grosso.

Água liga-se com a movimentação dos líquidos e purificação dos mesmos onde encontram-se os orgãos dos rins e bexiga.

Madeira, liga-se com a árvore da detoxicação aonde estão o Fígado e a Vesícula Biliar como orgãos mestres.

Fogo liga-se com a circulação e aquecimento ideal do corpo onde estão o Coração e o Intestino Delgado como assistentes.

O tratamento com acupuntura e fitoterapia chinesa dependem dessa teoria dos cinco elementos para ser corretamente administrada.

Esse ciclo, faz com que nosso corpo tenha um movimento de saúde/doença o tempo todo que forme o equilibrio do ser e seu bem estar.


Dentro da MTCV e dos cinco elementos, os chineses criaram um relógio, onde cada orgão (ou elemento) age sobre determinado horario. Portanto, para um praticante de MTCV seu cão está vomitando, ele vai querer saber como era o vomito, a que horas foi, como está o tempo, qual é a estação e assim poder chegar ao elemento que causou ou está causando tais võmitos, o que nem sempre é o elemento Terra, saindo do princípio em que todo corpo está interligado e um problema em um determinado orgão, pode não ter se originado naquele orgão e sim originado de um desequilibrio em outro.

Relógio Circadiano:

3h00-5h00 Pulmão
5h00-7h00- Intestino Grosso
7h00-9h00 Estômago
9h00-11h00 Baço/Pancreas
11h00-13h00 Coração
13h00-15h00 Intestino Delgado
15h00-17h00 Bexiga
17h00-19h00 Rins
19h00-21h00 Pericárdio
21h00-23h00 Triplo Aquecedor
23h00-1h00 Vesícula Biliar
1h00-3h00 Fígado


Além da Teoria dos cinco elementos ainda temos os padrões Yin e Yang onde o Yin é calmo, tranquilo, discreto e pesado. Ele umedece tanto o interior como o exterior do corpo, ajudando no fluxo dos fluidos. O Yin é o que nos permite descansar, ter momentos de descanso e passificação. É encontrado mais profundamente no corpo.
Yang é a capacidade de aquecer e circular, é o que nos faz ter atitudes, força e garra para o dia a dia. Portanto, se o Yang estiver muito "quente" ele pode consumir o Yin causando inflamações e secura. Ele circula mais na superfície do corpo do que em qualquer outro lugar.
Além desses padrões ainda temos o padrão de Excesso/Deficiencia onde o Excesso se mostra na forma de muito calor(onde pode causar inflamações de pele por exemplo), vocalizar alto, é largo em sua postura/musculatura e sempre quer mais(insasiável) Já o padrão de Deficiencia pode causar letargia, fadiga, anemias, constipações. Sua vocalização é macia e discreta. Não ocupam muito espaço e são geralmente magros ou fracos.

As patologias pela MTCV não são diagnosticadas por parasitas internos ou externos e sim tem padrões de vento ou umidade. O vento entra no corpo quando o WeiQI (sistema de defesa q percorre a pele do indivíduo) está fraco seja por uma deficiencia do QI (energia vital) ou qualquer outro desequilíbrio. A umidade causa peso, letargia (água no joelho por exemplo é uma situação de aumento de umidade onde os fluidos se acumulam nas articulações do joelho).


Os 5 tesouros da MTCV são o Jing Pre-natal, QI, sangue, líquidos orgânicos e o Shen.
A essencia Jing nasce conosco. Ela é derivada do Rim e é o que nos predispõe para sermos individuos fortes ou fracos. Ele é consumido durante a vida e é exaurido pelas atividades sexuais e stresse.
O QI é a vitalidade. É formado pelo Jing. Pode ser dividido em QI hereditário, que é exatamente o que vem conosco e deriva do Jing; O QI nutritivo que vem da nossa alimentaçao promovido pelo Baço/Pancreas; o QI cosmico que vem do ar que respiramos e vem do Pulmão. Além desses existe o WeiQI que é relacionada com os pulmões e o Triplo Aquecedor. É a nossa imunidade.
O Sangue e o QI estão intimamente relacionados, "onde o QI vai, o sangue vai atrás". O sangue é formado pelo aliemento que o Baço/Pancreas digere e absorve. o Baço/Pancreas está relacionado tanto com a nutritividade do sangue, como com o devido armazenamento do sangue nas veias, prevenindo hemogrragias. O Fígado é general que direciona e manda para onde o sangue deve ir e de que forma deve ir, se assim, tiver um fígado lesionado seja em nível energético ou em nível patológico, haverá deficiencia ou mau funcionamento do sangue. O Coração o aquece e faz com que ele mantenha nosso corpo em temperatura ideal.
Os líquidos orgânicos tem característica Yin, promovendo assim a nutrição e "resfriamento" adequado do corpo
O Shen é o nosso psico, o nosso espírito. Ele nutre o corpo e o espírito e faz com que o corpo esteja em bom funcionamento. Por exemplo: excesso de raiva afeta o fígado. Excesso de Alegria afeta o Coração. Excesso de Medo afeta o Rim. Excesso de pesar afeta os pulmões. Logo, se o SHEN estiver em desequilibrio, ele desequilibra todo o corpo.


A Medicina Tradicional Chinesa é milenar e usada até hoje tendo como tratamento acupuntura, dietoterapia e fitoterapia chinesa.
A observação e a devida sabedoria são os principais requisitos para um médico que segue a MTCV. O "feeling" desses, tem que ser muito grande para poder diagnosticar e tratar devidamente o individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.