17 de maio de 2012

Pseudociese ou gravidez psicológica


Pseudociese ou gravidez psicológica, como chamado por muitos, é um fenômeno em que fêmeas não prenhes apresentam comportamento gestacional no final do diestro (fase do cio).(1)
Muitos autores associam a pseudociese com a inteireza (não castrada) da cadela.(1)
Essa afecção é muito comum em cadelas de canis que convivem com outras cadelas gestantes e lactantes. Porém, com a alimentação moderna dos cães nas quais há um aumento nos conservantes e hormônios utilizados, tornou-se uma afecção comum a cadelas mesmo as que vivem isoladas. Portanto, a pseudociese nada tem a ver com o manejo, ambiente, prenhes anterior e tratamento  a ela dado.(1)
Muitos acreditam que a pseudociese é uma herança da época em que os cães viviam em matilha. Uma vez que a fêmea dominante precisava sair para caçar, as outras fêmeas tornavam-se capazes de amamentar os filhotes pela produção de leite que a pseudogestação causa. (1)
A pseudociese ocorre por causa do aumento das concentrações de prolactina seguindo de uma brusca diminuição nos níveis de progesterona. O comportamento maternal e a produção de leite é mediada pela prolactina. (1)
A pseudogravidez ocorre normalmente após o cio, porém se utilizado terapia hormonal de forma errada ela pode ocorrer de forma desregulada. (1) A utilização de anticoncepcionais químicos está relacionada além de outras patologias, também com a pseudociese. (3)
Os sinais mais comuns que sua cadela está passando por uma pseudociese são a inapetência; comportamento maternal para com brinquedos,sandálias, panos; agressividade; territorialismo; ganho de peso; produção de leite; lambedura do abdômen, corrimento vaginal; aumento de peso; hiperplasia de glândulas mamárias. Raras vezes também podem ocorrer contrações abdominais, diarréia, aumento na freqüência de xixi, consumo de água e consumo de comida.(1)
Não se notou até hoje nenhuma predisposição por raça, tamanho, ocorrência de doenças reprodutivas, prenhez/copula anterior.(1)
Os sinais clínicos tendem a sumir com duas a três semanas por si só, sem ter portanto a necessidade de nenhum tratamento, exceto quando há a ocorrência de mastite ou a agressividade está passando dos limites aceitáveis pelos guardiões. (1) Alguns protocolos de tratamento incluem o uso de colar elizabetano para eliminar a lambedura de tetas e abdômen . Alguns cães devem receber também um tranqüilizante por causa da agressividade sendo este devidamente analisado pelo médico veterinário que não deverá errar no fármaco adequado a ser utilizado. O aumento de exercícios para “distrair” a cadela também é uma recomendação. (1) O tratamento homeopático tem sido altamente utilizado, tendo bons resultados pela falta de efeitos colaterais . Porém,  o guardião deverá ter dedicação  e paciência para que se obtenha o sucesso.(1)
Os tratamentos convencionais não evitam as recidivas que a afecção apresenta normalmente. (2)
A reprodução da cadela não evita que ela tenha novamente pseudociese e não tem a ver com o desejo da cadela em ter filhotes. Reprodução de cães e gatos deve ser bem analisada e feita com responsabilidade e respeito ao cão.


Referências
(1)    HERRERA, Maria de Souza; DIAS, Luis Gustavo Gosuen Gonçalves; PEREIRA, Daniela Mello. Pseudociese em cadelas. Revista científica eletrônica de medicina veterinária. N.12, 2009.
(2)    RIBEIRO, Maria Cristina. Tratamento homeopático da pseudociese em cadelas. Associação Medica Homeopatica Brasileira. s/n. Anais XXI do Congresso Brasileiro de Homeopatia, 1992.
(3)    MOURA, Gabrielly Maria; FERREIRA,Mírian Aparecida de Queiroz Barbosa; SOUSA, Susane Dias de; POTIER, Glória Maria de Andrade.  Transtornos resultantes da administração de anticoncepcional progestacional em caninos e felinos. X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010.

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor! Sempre achei que fosse mesmo uma vontade de ter filhotes, como na parte em vermelho.

    No caso das "nossas" cachorras, assim que se tira o brinquedo, elas ficam procurando e depois voltam ao normal, a brincar, a comer...
    E minha poodle, apesar de ter 13 anos nunca passou por isso!

    ResponderExcluir
  2. Pri, eu já tive muitas cadelas, e a maioria inteira, e nunca vi isso! as vezes mudando a dieta e fazendo mais execícios melhore elas! lembrando que castrar é bastante saudável!!!

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.