11 de maio de 2012

Nenem da mamãe

Um cão é um ser que por si só já aflora o instinto materno das mulheres. Um filhotinho, engraçadinho e que apronta, é quase a mesma coisa que aquela criança traquina que corre para todos os lados e todo mundo acha bonitinho.
Só que um cão é um pouco mais dificil de educar pois não há castigo, não há conversa e não há agressão física que eduque eficientemente. Os cães são educados por reforços, positivos ou negativos para determinadas situações. E muitas vezes através desses reforços que nós os mimamos sem perceber.
Quando um cão late e consegue a atenção do dono assim como meu Frederico faz ele já adestrou o dono para conseguir a atenção na hora que ele quiser, nem que seja a atenção de se virar pro cão e dizer "silêncio".
Você não percebe nos primeiros momentos que o cão mimado está te treinando, mas está. Eu tenho um cão mimado, daqueles que acha que é um yorkshire bem pequenininho tendo um tamaho de quase um labrador. Se ele pudesse? Só andava no colo, no sofá, na cama. Tudo seria dele e ele poderia fazer xixi em tudo.
Acontece que essa situação é contornável. Você pode pôr taboas nas portas para ele não mijar determinados cômodos, pode por uma taboa no sofá pra ele não subir nunca, pode nunca, jamais em hipótese nenhuma esquecer algum objeto novo em um ambiente que ele tenha acesso porque se você esquecer será devidamente marcado. 
PERAÍ
Vamos perceber que por mais que amemos nossos cães e eles sejam cuti cuti, nós somos os humanos e mesmo que não sejamos líderes inatos somos os chefes e as regras, são nossas e as casas?? São nossas também.
Viver ao lado de um cão mimado é uma eterna guerra, com você, com o cão e com outros moradores que talvez não gostem tanto de cães como você ou apenas sejam mais racionais que você.
Para amar, não é preciso mimar.

E para aprender a não mimar, eu aconselho a leitura no blog da minha amiga Fúlvia que fez um post perfeito sobre Cães Mimados.

4 comentários:

  1. só lembrando que agressão física não educa ninguém eficientemente, seja criança ou cão. ;-)
    Mas cães mimados são mesmo um problema. E é interessante que o errado, ele aprende num piscar de olhos. Mas o certo.... :-/

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! E em grande parte dos casos, o casal de humanos mima o cão, e quando chega o filhote humano, o cão é despejado, pois por ser mimado, não aceita a criança. É lamentável.

    ResponderExcluir
  3. Sem contar as situações em que os cães mimados são abandonados, pois não aturam as crianças e recém-nascidos. é lamentável.

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.