23 de julho de 2010

Jackpot

Olá!

A Aline me convidou a postar aqui no blog dela, o que me deixou muito entusiasmada. Pensei em um monte de assuntos e, por fim, resolvi falar sobre uma coisa que não vejo muito por aí, que serve como dica para qualquer um que tenha qualquer tipo de pet.

Como e quando mimar seu pet?

Quem mantém um animal, por mais que esse animal tenha função na casa (como guarda, cães guias, de terapia etc) o faz por amor, por carinho e, em parte, para suprir sua necessidade de afeto. É normal, muito comum, ver pessoas que se sentem mais confortáveis com animais do que com outras pessoas, que tratam seus animais como parte da família, ou até melhor! hehehe

Tem gente radicalmente contra esse tipo de tratamento, tem gente radicalmente a favor. Mas observando a parte prática e focando no animal: o modo e momento que isso é feito pode ser extremamente positivo e interessante ao convívio, educação e treinamento, como pode ser absolutamente errado e inviabilizar a relação.



É inegável que faz parte da nossa natureza observar o que nossos animais gostam: brinquedos, comida, carinho, passeios, pessoas, brincadeiras, outros animais etc. Então esse é o momento de aproveitar esse conhecimento e transformar isso a seu favor!

O melhor texto que já li sobre "mimos" (o nome correto do que estou me referindo é jackpot) está no livro da Karen Pryor: "Don't shoot the dog". O livro fala de adestramento positivo, onde o cão é condicionado com reforço positivo. E, nesse momento, é importante dizer que, os petiscos e recompensas usados no treinamento não são mimos, são recompensas por um trabalho que o cão realizou corretamente.



Ou seja, o seu chefe lhe pagar no fim do mês não é um mimo, certo? mas te dar uma cesta de natal no fim do ano pelo bom trabalho, ou ingressos pro cinema por ter resolvido um problemão, são mimos! O mimo que eu digo, é aquele carinho, aquela recompensa, o reforço positivo que vem inesperado e é bom para caramba!

Se todo dia na hora da novela seu gato deita no seu colo e vc fica fazendo carinho enquanto vê TV, está condicionando ele a ficar com vc, não é um mimo, ele está condicionado aquilo. Mas se no dia que seu filhote teimoso faz todas as necessidades no lugar certo você der um ossão para ele brincar, isso é um mimo, ou melhor, um jackpot. Ele não fez para ganhar o osso, nem poderia imaginar que aquela atitude teria uma recompensa boa dessas!

Agora pensa, você resolve um problemão absurdo no trabalho e, sem nem esperar, ganha ingressos pro filme que você queria muito ver. Da próxima vez que um problema assim surgir, você vai ter muito mais boa vontade em resolver né? Por outro lado, se você salvar a pele do seu chefe e ele nem vier te agradecer, na próxima você deixa ele se virar sozinho, certo?

Os animais funcionam assim também! E o jackpot é isso, é um presentão, o melhor deles, a coisa que seu bicinho mais valorizar vindo para ele na hora que ele menos espera, uma surpresa muito boa! Isso transforma a relação de vocês, amplia, traz novos significados.



No entanto, existem condições, claro!

- O jackpot tem que ser algo raro, ou seja, se seu cão passeia todo dia, passear não é um jackpot, a menos que vocês vão para um parquinho onde ele possa correr solto.

- O jackpot tem que ser raro, tem que ser mágico, tem que entusiasmar. Tem que ser a recompensa que seu bicho mais gosta de todas!!

- O jackpot jamais pode vir como "fazer as pazes", se você brigou com seu cão não pode chegar logo depois com um brinquedo novo! Jamais recompense o erro!

- O jackpot não precisa vir só quando seu cão fizer uma coisa certinha e perfeita, muito boa. Pode ser só um dia que você acordou de bom humor, daí você faz aquela comida favorita dele só para mostrar que ele é um bom menino! Do nada mesmo, vai ser mais surpreendente ainda!

Só é ultra importante ter certeza que não está oferecendo o jackpot na hora errada, pois poderia reforçar um comportamento que não quer. Para quem treina obediência sabe que tem horas que o bichinho começa a ficar cansado e demorar mais para dar resposta. Se nessa hora surgir um jackpot, o entusiasmo volta rapidinho! (desde que ele estivesse fazendo tudo certo, apenas menos entusiasmado)

Se seu cão tiver regras, souber obedecer, tiver respeito e confiança em você, o jackpot, qualquer que seja ele, pode ser o diferencial entre ter um pet sempre ao seu lado te olhando e o que nunca está visível, que você tem que se esgoelar para ele aparecer.

Eu, pelo menos, adoro meus cães perto de mim. Meu Jackpot com eles é, principalmente, brincadeiras e meus momentos "felícia", de sentar no chão e passar um tempão brincando, apertando e fazendo carinho neles. É recompensa e alegria para mim e para eles!



Quem tentar, depois me conta o resultado!

5 comentários:

  1. Ahh Luu.. eu adorei!
    sabe.. e dessa forma a gente aprende a conhecer melhor nossos cães!
    cada um dos meus cães tem "aquela" coisa mágica.. o dos três é pano e cabo de guerra..
    mas cada um tem suas individualidades.. o pepe e a caca basicamente é o estomago, o gordo do Fred tb mas ele adora um brinquedo, uma folia, uma correria.. enfim..

    Lu..quero te falar que esse blog não é mais meu..agora ele é NOSSO. vc tem plenos poderes sobre ele e eu fico muito feliz de você ficar aqui comigo!

    Obrigadaa!

    ResponderExcluir
  2. Ser mimado é tuuuuudo de bom, né? Vou seguir os seus conselhos com os meus dois humanos (rs).
    Lambidas carinhosas.

    ResponderExcluir
  3. EEEEBBBBAAAAAAA
    Mais uma Karen Pryor Rules...

    A D O R E I o texto!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho uma cadelinha cega que eu mimo demais!!! assim que eu a adotei descobri sua deficiência e fikei louca!!! Ae acheia Lu numa comu de adestramento no orkut!!! bateu a dúvida eu pergunto pra ela, e ela sempre muito solícita me ajuda na hora!!! Ainda não segui todas as recomendações mas aos poucos vou colocar tudo em prática!!! rsrsrs
    É muito bom ter alguém como a Lu pra nos ajudar a cuidar dos nossos patudos!!! Adorei o texto!!!

    ResponderExcluir

Comente a vontade.
Mantenha as normas básicas de convivência e seja bem vindo.