7 de junho de 2012

Reviews de livros sobre cães

olá pessoas!!!

  Vim fazer algo que estou "ameaçando" há eras!!! Fazer posts reviews sobre as toneladas de livros que tenho sobre cães, comportamento etc. Aproveitando o feriado, vou começar!

  Vou mostrar para vocês meu cantinho, que fica na cabeceira da minha cama no sítio, que tem boa parte dos meus livros, as revistas eu guardo em outro lugar. Existem mais livros ainda, semehantes, que não sei porque estão no apartamento lááááá no rio! Mas quando for para lá junto tudo e faço novo post para que conheçam a biblioteca completa (até o momento, né? porque sou viciada em livros! *-*).

Luciana Fiuza
Cantinho de livros e estoque de tiras para medir a glicemia da minha cadelinha diabética!
     Então, aí estão eles todos juntinhos e de forma que, quando eu quiser, possa consultá-los. Como disse, ainda faltam alguns que estão no apartamento, mas já é um ótimo começo, não é?

  Eu gosto muito de todos, claro que uns mais outros menos. Alguns eu comprei porque passei na livraria e curti, outros ganhei, outros ainda importei ou catei os últimos exemplares na internet! Um deles eu achei em um sebo em Brasília, liguei, paguei no pagseguro e pedi para entregar... foram uns 3 dias arejando aberto até eu conseguir me aproximar sem espirrar nem ficar coçando! hahahahaha Já disse que sou viciada em livros???

  Mas confesso, que se tivesse grana para tanto, me acabava no DogWise! Ainda bem que agora, com o IPad, boa parte dos livros podem vir como Ibook e não pagarei fortunas pela entrega... já facilita! Quando tiver lido algum eu conto!

 Eu tentei escolher um livro desses para fazer review inicial, pensei fazer algumas em vídeo, outras em texto mesmo.... Mas não consegui escolher 1 livro só para começar!!! Então, se vocês puderem ajudar, comentem aqui no blog ou na nossa página do Facebook qual livros vocês gostariam que eu começasse!

  Agrupei os livros por tema para facilitar:

Luciana Fiuza
Livros de Famosos

 Esses são meus livros de "celebridades". Tenho mais do Cesar Millan, mas deixei no Rio que estava lendo um sobre filhotes ("como criar um filhote perfeito" - algo assim). Tenho aí também o "Marley e Eu", que é historinha mas é beeeem famoso. Nossa amiga super produzida Victoria Stilwell que tanto me diverte na série "Ou Eu ou o cachorro". E nossos trenadores tipiniquins famosos que merecem estar nesse grupo mas são bem mais acessíveis e fáceis de comversar e conhecer: Bruno Tausz, Tomás Spizigel e Alexandre Rossi.

  Lembrando, já de cara, que meus comentários sobre os livros, afinal, será uma review crítica, pertencem a minha opinião pessoal apenas. Não estou nem contra nem a favor de ninguém e de nenhuma linha, mas me darei ao luxo de falar o que penso e o que funcionou na prática para mim com meus pets! Fiquem a vontade para comentar aqui ou na nossa página suas impressões!


Luciana Fiuza
Livros Acadêmicos

  Esses são os livros que mais me empolgam como bióloga. Tem aí Behavourismo, com 2 livros de Skinner e um básico de análise de comportamento, etologia com Lorenz, 3 mais voltados a neurociência, um compêndio de comportamento para veterinários e o meu bebê ("motivação e emoção") que veio de Brasília e é muito difícil de achar!!! own!!! *-* E sabe porque ele é fofo? Porque nele eu achei de onde vem a idéia de "drive" que tantos treinadores falam e eu nunca entendia!!!


  Não reparem não, apesar de algumas edições serem recentes, o grosso mesmo dos meus livros acadêmicos de comportamento são mais históricos. Não devem ser de interesse nem de leigos nem de especialistas, afinal, gostar de História e Filosofia da Ciência não é todo mundo! Mas eu adoro ver como foi que pensaram a base do que nós ensinamos hoje, sabe? Como chegaram às conclusões e o porquê. Então eu adoro e postei mesmo! hehehehe Se quiserem conhecer melhor algum só postar! E também está faltando vários livros desse grupo que estão no apartamento!

Luciana Fiuza


  Gente, que pobreza, não??? Eu queria muito o livro do Dogue Alemão da Nobel e queria algum sobre Malinois! Mas não achei!

  Repararam que só tem cão de guarda? É, são os cães que eu pesquisei antes de pegar a Ilka (pastor alemão) e o Loki (malinois). Eu nunca pesquisei para ter um poodle, um maltes, nem um yorkshire, por isso me faltam esses livros! Mas se tiver algum livro de alguma raça que vocês queiram o review só pedir que eu dou meu jeito e faço para vocês (aceito doações de livros tb hehehehe)!


   AAAAAH! Atenção: esses livros aí, especialmente os da editora Nobel, estão mais velhos que eu!!! Se quiser conhecer sobre o padrão da raça e as regras de competições, procurem no site do clube da raça que você está interessado! Lá você encontra o padrão atualizado! Esses livros são legais pelas fotos antigas, pela história da raça e pelas dicas de manejo!

Luciana Fiuza
Livros de adestramento

   Esses aí arrasam!!! Muito bons livros sobre truques e treinamento básico! Se você não sabe NADA e nunca viu vídeos ou leu nossas dicas de treinos, se joga no "Treine seu cão, manual completo", tem em inglês, em português e é fácil de achar. Se quer algo um tantinho mais complexo, vai no da coleção para leigos (for dummies - tem em inglês também) que é dos irmãos Volhard! Lembra o teste de Volhard para filhotes??? Eles mesmos! Eu me senti chique lendo esse livro! hahahahah

Luciana Fiuza
Livros mais alternativos
 Tá bom, já vi gente berrando comigo porque não botei a Temple Grandin nos livros dos famosos e sim na dos alternativos. Eu sei que ela é super científica, super bem vista, bem fundamentada, tudibom etc etc. Não nego nem tenho como negar! Mas gente, esse livro não é acadêmico, né? Ela deu uma de Millan total contando a vida dela e tal, eu amei, mas ela é conhecida de um público muito específico! O dia que ela tiver com o branqueamento reluzente dos dentes aparecendo na TV do mundo todo, eu boto ela entre os famosos. Por enquanto, fica no meu coração junto do livro de medicina chinesa para cães e de florais.


 O livro da "vida emocional blá blá blá" eu já falo logo que, de todos os meus livros que não me agradaram, esse foi o único que eu pensei em levar na loja e pedir meu dinheiro de volta. Detestei demais!!!


Luciana Fiuza
Livros sobre manejo
  Cara, por mais que você tenha cachorros há muitos anos, vale dar uma lida num desses livros de manejo, faz bem! O mais clássico de todos, que acho que vale muito a pena, é o do Theo Gygas "O cão". Aliás esse autor tem uns livros da década de 80-90, alguns dos primeiros sobre o tema em português, que eu recomendo muito. Se virem livros desse autor por aí para vender comprem e me passem o link que eu também quero!


  Os 3 de cima não são beeeem manejo! O "como fazer seu cachorro feliz" tem um pouco, o "You Lucky Dog" eu adoro mas é mais um livro de "faça você mesmo" de acessórios para cães, é muito lindo mas é em inglês, e o "bom para cachorro" é sobre alimentação e exercícios.


  De todos esses o que eu já aviso que é horroroso é o verdinho aqui embaixo! Nossa senhora! que saco de ler! Se chama "cachorro - manual do proprietário". Até pensei em não fotografar, mas decidi fazer um bem a vocês e avisar: não comprem! O conteúdo deixa a desejar e a diagramação dificulta a leitura que é um inferno. A ideia era que fosse como um manual de instruções de um aparelho doméstico, achei meio tosco mas tive boa vontade.... sabe por que ninguém gosta de ler manual? Porque é chatooooooooooooo! Igual esse livro! Pronto falei!


 Esse "a cabeça do cachorro" é super, mas para quem gosta de ler, que ele é grossão!




  Então pessoal, esses são os livros que tenho aqui agora! Se quiserem eu falo sobre 1 de cada vez ou vários. Comentem, me digam se tem algum desses e me indiquem novos!!!